TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Da Problemática Educacional

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumário

Introdução...................................................................................................................4

Desenvolvimento......................................................................................................5

Conclusão...............................................................................................................9

Referências..............................................................................................................10

Introdução

O presente Portfólio faz uma análise do texto base, “Os resultados do ideb no cotidiano escolar, que nos faz um relato de escolas da baixada Fluminense, detendo e comparando o progresso da escola Darwin, com as demais escolas e com as médias nacionais. Analisamos, também, os tipos de gráficos utilizados no artigo e sua importância para o Serviço Social. Os objetivos e a metodologia utilizada no artigo. Falamos ainda sobre o Ideb, índice de desenvolvimento da educação básica,  e sua importância para se conhecer como está a educação, bem como traçarmos estratégias para melhorar o desempenho das escolas que se encontram abaixo do esperado. O pesquisador permaneceu imerso no campo por seis meses reunindo os dados através da observação participante, entrevistas com os gestores e professores, além de acompanhar as atividades nas salas de aulas e analisar os documentos da escola. 

Falamos sobre a comunicação popular e comunitária para melhorar a qualidade do ambiente escolar, contribuindo para o enfrentamento do panorama apresentado no texto.

Desenvolvimento

O texto “Os Resultados Do Ideb No Cotidiano Escolar” aborda o desempenho da Escola Darwin, no Ideb entre os anos de 2005 a 2011. Neste período de pesquisa do ideb a recuperação da citada escola foi muito bom, com a escola saindo de resultados inexpressivos para resultados que a colocam em patamares de igualdade com outras escolas. Neste texto são apresentados os dados coletados durante a investigação que evidenciam o impacto da divulgação dos resultados do Ideb sobre o cotidiano de uma escola pública do Rio de Janeiro. Visando integrar os dados quantitativos, trazidos pelas estatísticas das avaliações externas, com os dados qualitativos do Cotidiano da escola, se adotou como metodologia a abordagem etnográfica, que é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito, no caso uma comunidade escolar. O pesquisador permaneceu imerso no campo por seis meses reunindo os dados através da observação participante, entrevistas com os gestores e professores, além de acompanhar as atividades nas salas de aulas e analisar os documentos da escola. São considerados, entre outros, processos escolares eficazes: gestão escolar participativa, assim entendida a que possui uma liderança forte e objetiva; professor eficaz, assim entendido aquele que otimiza o tempo em sala de aula, que possui altas expectativas em relação ao desempenho de seus alunos e que foca sua atuação em questões estritamente pedagógicas; clima escolar positivo, assim entendido aquele em que as normas e metas são pactuadas e em que a participação de todos é claramente delineada. Tais conclusões apontam para a necessidade de se considerar a complexidade do ambiente que circunda a escola, bem como o papel de todos os atores envolvidos no processo escolar, uma vez que estes, em menor ou maior grau, podem e devem contribuir não só para o aumento do desempenho médio dos alunos, mas também para uma melhor distribuição desses resultados.

O autor analisa os dados apresentados pelo Ideb para fazer a sua analise acerca da escola e de sua recuperação e melhoria nesses índices. O texto se utiliza de gráficos para demonstrar os dados estatísticos, entre eles o gráfico de linha ou de segmentos que é aquele tipo de gráfico que é conhecido pela simplicidade, clareza e veracidade. Outro gráfico utilizado pelo autor é o de barras que serve para representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado. Os dados quantitativos são aqueles dados que se referem a números. O número de bolas de golfe, o tamanho, o preço, a nota em uma prova e etc. A escolha dos dados qualitativos para essa pesquisa foi para comprovar, atestar e confirmar deixando os dados mais visíveis e fáceis de serem verificados e comprovados para o leitor.

É de suma importância o IDEB, por ser um condutor de políticas públicas em favor da qualidade da educação, uma ferramenta para acompanhar as metas de qualidade para educação básica. É também um estimulo para cobrarmos dos governantes e dos diretores das instituições melhorias, ou seja, uma forma de observamos o quadro de evolução da qualidade da educação do nosso país. De fato, hoje em dia o IDEB tem sido referência para algumas ações: o mais educação, do governo federal, por exemplo, é um programa de educação em tempo integral. Vários programas, como o Proinfância, assistência técnica e elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) são para redes ou para escolas com IDEB mais baixo, além de outros critérios. Então o IDEB tem sido mais utilizado no sentido de que os governos possam eleger prioridades para o direcionamento a redes ou a escolas com IDEB mais baixo, supondo que precisam mais. Pesquisas mostram como algumas redes têm se mobilizado no sentido de buscar melhoria da qualidade da educação e, por consequência, aumentar o IDEB com relação à formação de professores, de gestores, da melhoria de condições físicas. Se essas ações resultarem em melhoria das condições de qualidade da educação, em melhoria da aprendizagem, e aí as taxas de aprovação e o desempenho dos alunos ficarem mais altas, ótimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (255.5 Kb)   docx (493.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com