TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade Dos Alunos De Ciencias Contabeis

Casos: Dificuldade Dos Alunos De Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CAMPUS IMPERATRIZ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANDERSON AZEVEDO SOUSA

DENNYS JACKSON BANDEIRA DA SILVA

DOMINGOS SAVIO FIGUEIREDO MOREIRA

FELIPE BRITO SANTOS

HIEL DA SILVA MOTA

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UFMA DE IMPERATRIZ

Imperatriz

2011

ANDERSON AZEVEDO SOUSA

DENNYS JACKSON BANDEIRA DA SILVA

DOMINGOS SAVIO FIGUEIREDO MOREIRA

FELIPE BRITO SANTOS

HIEL DA SILVA MOTA

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UFMA DE IMPERATRIZ

Trabalho apresentado à disciplina de M.T.E.P.B. da Universidade Federal do Maranhão como requisito final para obtenção da segunda nota do primeiro período do curso de Ciências Contábeis.

Orientador: Profª Ma. Regysane Botelho

Imperatriz

2011

SUMÁRIO

RESUMO 3

PALAVRAS-CHAVES 3

ABSTRACT 3

KEY-WORD 3

1 INTRODUÇÃO 4

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

3 METODOLOGIA 5

4 RESULTADOS 6

5 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

RESUMO

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob o tema: “dificuldades enfrentadas pelos alunos de ciências contábeis na UFMA de Imperatriz”. Os autores – alunos do primeiro período do curso – realizaram a pesquisa no próprio campus, coletando os dados através da aplicação de questionário com acadêmicos de períodos diferentes, para se ter uma visão mais fiel da situação dos alunos em relação ao tema abordado. As informações obtidas são apresentadas em tabelas ao longo do texto e comentadas de forma simples e objetiva, sendo possível, com uma breve análise, identificar as principais dificuldades que os alunos enfrentam e também traçar o perfil socioeconômico dos acadêmicos.

PALAVRAS-CHAVES: Dificuldades, Alunos, Ciências Contábeis

ABSTRACT

This paper presents the results of a survey conducted at the Center for Social Sciences, Technology and Health (ACSH), Federal University of Maranhão (UFMA) under the theme: "difficulties faced by students of science in accounting UFMA Empress." The authors - students in the first period of the course - conducted research on campus, collecting data through a questionnaire with academics from different periods, to get a more accurate view of the situation of students in relation to the theme. The information obtained is presented in tables throughout the text and commented in a simple and objective, if possible, with a brief analysis, identify the main difficulties that students face and also draw the socioeconomic profile of academics.

KEY-WORD: Difficulties, Students, Science Accounting

1 INTRODUÇÃO

A área contábil tem sido bastante difundida e disputada na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão, com muitos escritórios em funcionamento, e cada vez surgindo mais. Faculdades formando novos profissionais, e tudo isso contribuindo para o aumento da concorrência, fato que exige ainda mais preparo dos futuros contadores, que hoje estão nas faculdades/universidades se qualificando. Em vista desse cenário, alunos do primeiro período do curso de Ciências Contábeis da UFMA – Imperatriz realizaram um projeto de pesquisa com o objetivo de conhecer e relacionar as principais dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos do curso, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado com alunos dos períodos 1º e 8º e descobrindo que a maioria dos alunos pesquisados, apesar de frequentarem períodos diferentes, enfrentam dificuldades semelhantes.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

“A necessidade de conciliar estudo e trabalho limita o desempenho do estudante no curso superior. Estudar e trabalhar tornam a jornada cansativa para muitos e, por fim, o aproveitamento de conteúdo do curso resume-se ao ministrado em sala de aula”( Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas v. 16, n. 1, jan./jun. 2011, p. 62).

“Alguns dos argumentos destacados evidenciam que o estudante, em particular o de Ciências Contábeis, precisa conciliar estudos, trabalho e demais adversidades que tornam o trajeto do estudante durante o curso de formação num processo que o diferencia dentre os demais, tanto pela dedicação aos estudos, quanto pela ocupação com o trabalho e demais preocupações individuais do estudante.”( Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas v. 16, n. 1, jan./jun. 2011, p. 52).

3 METODOLOGIA

A pesquisa realizada classifica-se –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com