TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os professores e alunos da graduação em Ciências Contábeis percebem as dificuldades no aprendizado

Por:   •  6/9/2015  •  Artigo  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

Como os professores e alunos da graduação em Ciências Contábeis percebem as dificuldades no aprendizado

Cátia Regina Alvimar Albuquerque*

Resumo

O curso de graduação em ciências contábeis forma todos os anos, milhares de contadores, em diversas instituições de ensino, enquanto ganham volume as reclamações do mercado quanto as limitações dos novos profissionais, os quais seriam despreparados para atender as exigências do mercado de trabalho. A metodologia de ensino aplicada atualmente nas universidades, onde o acadêmico tem que pesquisar,  ter iniciativa própria, criatividade, auto desenvolvimento, agilidade, flexibilidade, lógica de raciocínio, prontidão para resolver problemas e habilidade para lidar com as pessoas, trabalho em equipe, e conhecimento de línguas. Diante das exigências aos acadêmicos, os professores que são agentes mediadores na relação ensino-aprendizagem buscaram abordar no aspecto metodológico, conhecimento dos fatores que influenciam esse processo de ensino. É fundamental para o desenvolvimento de ações que visem à melhoria na formação do profissional contábil. Ao final conclui-se que a forma de ensinar deve ser periodicamente renovada, buscando uma visão nova dos fatos ocorridos, aplicando técnicas que motivem os acadêmicos na busca pelo conhecimento, proporcionando a participação dos alunos em sala de aula. É um fator determinante para facilitar a aprendizagem. Também verificou-se que os discentes tem disposição para se dedicar ao estudo em sala de aula desde que motivados por metodologia adequada.

Palavras-Chave:  Mercado de trabalho, Metodologia de ensino e Habilidades

_____________________

*Aluna do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estácio de Sá – Campus West Shopping – Rio de Janeiro. E-mail para contato: craalbuquerque@bol.com.br

1 – Introdução

          O mercado de trabalho esta constantemente dando sinais de que espera que as universidades lhes forneçam profissionais competentes. A formação do contador é de fundamental importância pois ele se relaciona diretamente com as atividades econômico-financeira executadas pelas empresas, segundo Iudíbus (1994, p.2), é o fornecimento de informações para vários usuários de maneira a proporcionarem decisões racionais, envolvendo inclusive, informações preditivas e de tendências. Atualmente, a base essencial para formação do contador é o curso de graduação em Ciências Contábeis.

          Os profissionais da área de contabilidade, contadores e auditores tiveram a responsabilidade de colocar em prática novos conceitos na contabilidade brasileira e dar inicio a harmonização com padrões internacionais, conhecidos por IFRS ( International Financial Reporting Standart). Estas normas, adotadas pela União Européia desde 2005, são um conjunto de pronunciamento de contabilidade internacionais publicados e reservados pelo IASB ( International Accounting Standards Board).

          As adaptações às regras internacionais foram feitas por meio da Lei nº 11.638/07, que atualizou a Lei 6.404/76, conhecida por Lei das S/A, e diz respeito principalmente ás demonstrações contábeis. Para que a contabilidade brasileira pudesse estar de acordo com os IFRS, foram introduzidos novos conceitos na legislação societária do país. Para o levantamento das demonstrações contábeis societárias de 2008, foi permitido que fossem efetuados os ajustes de acordo com o IFRS, não podendo ser base de incidência de impostos e contribuições nem ter quaisquer efeitos tributários.

          Um dos maiores desafios na educação atual é o enfrentamento da expansão da informação, perante a emergência de um tipo de sociedade que parece compatibilizar a produção de enorme quantidade de informações com o massivo uso de tecnologias eletrônicas em rede. Surgem novas formas de ensinar, de aprender e de construir o conhecimento. Nesse contexto, na área de capacitação de professores, o Ministério da Educação e Cultura formulou e passou a implementar uma política educacional pautada pelo objetivo de valorização do magistério para os níveis fundamental, básico e médio. O que mais preocupa é que, para o nível superior, os problemas docentes são cada vez maiores, e não existe um programa oficial que ensine, por exemplo, os professores de cursos de bacharelados em como ensinar e tirar dos seus alunos um maior proveito.

          Hoje, o ensino-aprendizagem é idealizado, planejado e é indispensável que seja efetivado por meio do desenvolvimento das competências e habilidades de todos os envolvidos no processo: professores e alunos. É necessário que o ensino evolua com vistas à formação de profissionais competentes.

          Diante do exposto, surge o problema e os objetivos desse artigo: Como o professor de contabilidade esta ensinando seus alunos, quais os fatores que mais influenciam e dificultam o processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma visão acadêmica, retratados por instituições de ensino públicas e privadas. O objetivo é demonstrar novos métodos de ensino, mais participativo e discutir sobre as variáveis formas existentes nos processos de ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis. 

2 - As instituições de ensino na formação do futuro profissional

          A instituição de Ensino Superior desempenha um papel relevante para a sociedade que é a de preparar os profissionais do futuro, sendo o local adequado para construção do conhecimento. Marion afirma (1996, p. 11 ) “A universidade (ou qualquer instituição de ensino superior) é o local adequado para a construção de conhecimento, para a formação da competência humana”. A universidade se caracteriza por uma instituição educativa que produz conhecimentos,estimula a formação crítica do sujeito, a pesquisa, a problematização das questões relacionadas ao contexto social no qual estamos inseridos e a preparação para o mercado de trabalho.

          A conferência Mundial sobre Educação Superior no século XXI, convocada pela UNESCO e celebrada em Paris, em outubro de 1998, colocava:

As instituições de educação superior devem formar os estudantes para quase convertam  em cidadãos bem informados e profundamente motivados, providos de um sentido crítico e capazes de analisar os problemas, buscar soluções para os que se apresentam à sociedade, aplicar estas e assumir responsabilidades sociais.

          Porém, o que se encontram nas instituições de Ensino Superior, principalmente na área contábil, são verdadeiros centros de treinamento de recursos humanos, oferecendo diplomas de curso superior, atendendo o ego de maior parte da população. Em outras palavras, são feitas cópias do conhecimento alheio na transmissão dos professores para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com