TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito e legislação

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

 Stefanny Gonzalez Maia de Souza

RA

3513547921

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

União estável é a relação de convivência entre Luiz Fernando e a atriz Rafaela Eduarda, que é duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição familiar. O Novo Código Civil não menciona o prazo mínimo de duração da convivência para que se atribua a condição de união estável. Não é necessário que morem juntos, isto é, podem até ter domicílios diversos, mas será considerada união estável, desde que existam elementos que o provem, como por exemplo, a existência de filhos. Somente se verifica União Estável, quando houver constituição de unidade familiar propriamente dita, não bastando o simples objetivo fazê-lo. Na União Estável prevalece o Regime de Comunhão Parcial de Bens, mas pode haver um contrato entre as partes sobre os bens dos companheiros com a mesma flexibilidade admitida no Pacto Antenupcial. A atriz não terá direito à metade do valor da BMW, já que os bens adquiridos na constância da União Estável devem ser partilhados, pois se aplica o regime da comunhão parcial de bens. Salvo quando o casal faz uma declaração de união estável registrada em cartório determinado o regime.

No caso em questão, ela não tem direito ao valor do automóvel, pois foi adquirida cinco anos atrás, ou seja, dois anos antes deles passarem a viver juntos. Tudo o que foi adquirido no período dos três anos, será dividido entre os dois, determinando o regime de bens.

Referências Bibliográficas:

  • DireitoNet - http://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/389/Regime-de-bens-no-casamento Acessado em 30 de agosto de 2015
  • http://www.emerj.tjrj.jus.br/serieaperfeicoamentodemagistrados/paginas/series/13/volumeI/10anosdocodigocivil_76.pdf Acessado em 30 de agosto de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (436.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com