TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos sociais

Por:   •  1/6/2015  •  Dissertação  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

A constituição de 1988 e o acesso aos direitos sociais

A constituição sem dúvida é uma marco para redemocratização, pois trouxe de volta a normalidade democrática ao país, depois de vários anos de repressão do governo militar foi elaborado por uma assembleia constituinte convocada em 1986, foi a sétima constituição desde da independência  executada por 558 constituintes, durantes 20 meses, e ficou conhecida como Constituição Cidadã, considerada a mais completa no sentido de garantir os direitos a cidadania para povo brasileiro, entre eles a liberdade de expressão e o habeas corpus dentre outros tais como:

 Modificações na legislação eleitoral, sendo assim foi criado o voto facultativo para os maiores de 65 anos e jovens entre 16 e 17 anos, incluindo também os analfabetos que passaram a ter o direito de votar. Outra conquista importante que veio com a constituição, foram os direitos a licença maternidade que aumentou de 90 para 120 dias, os homens também ganharam licença paternidade de 5 dias. Outro fator importante conquistado foi o direito de se manifestarem por de melhoria nas condições de vida, buscando direitos sociais, políticos e culturais, surgindo assim as greves e entidades coletivas.

Outra característica foi sistema pluripartidário, fim a censura aos meus de comunicação, obras de artes, musicas, filmes, teatro.

Neoliberalismo e desigualdade social

Primeiramente temos que entender o que é liberalismo, é uma doutrina econômica, que ver liberdade individual como um objetivo central, mas defende que a falta de oportunidades econômicas, educação, saúde e etc; podem ser tão prejudiciais para a liberdade como um estado opressor. Onde o Estado intervém nas questões sociais.

O neoliberalismo surgiu depois a Segunda Guerra Mundial, é uma doutrina que se refere a redefinição do liberalismo só que de uma forma moderna, onde o Estado regulador, defende a liberdade de mercado, com uma revisão e a adaptação aos tempos atuais do capitalismo globalizado.

Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias politicas, econômicas e capitalista que defende a não participação do estado na economia, o comercio deve ter liberdade econômica para se chegar o desenvolvimento social de um país.

Nesse caso percebemos que a contribuição das politicas econômicas e sociais, não foram determinantes para crescimento das economias avançadas, seus métodos de distribuição não deixaram duvidas seu caráter de aprofundamento das desigualdades, quando observamos os danos imposto mais pobres. Contudo podemos observar que as politicas neoliberal, nesses últimos anos  trouxeram um avanço maior do empobrecimento da população, com aumento das desigualdades sociais, reduzindo o crescimento econômico. Essa logica neoliberal elevou a crise financeira, econômica e social.

Os movimentos sociais e as transformações sociais

Os movimentos sociais são conjuntos de pessoas organizadas coletivamente com objetivo  de alcançar mudanças sociais, politicas, embasadas em seus valores e ideologias em uma determinada sociedade pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, suas ações estruturam-se a

Referências Bibliográficas

http://www. suapesquisa.com:/ religiaosociais/constituição_1988.htm

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1382799-5604,00-SAIBA+MAIS+SOBRE+A+CONSTITUICAO+DE.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com