TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão de estratégias para superar a questão social na área local e os aspectos históricos e contemporâneos da realidade municipal

Pesquisas Acadêmicas: Discussão de estratégias para superar a questão social na área local e os aspectos históricos e contemporâneos da realidade municipal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

JACKELINE CERQUEIRA DE ANDRADE

AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NO TERRITÓRIO LOCAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DA REALIDADE MUNICIPAL.

Feira de Santana

2014

AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NO TERRITÓRIO LOCAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DA REALIDADE MUNICIPAL.

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Estatística Aplicada e os indicadores, Economia Política, Psicologia Social, Fundamentos Históricos, teóricos e Metodológicos..

Profs. Clarice da Luz Kemkamp; Marilucia Ricieri; Paulo Sérgio Aragão; Sérgio Goes.

Feira de Santana

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

1 ASSISTÊNCIA SOCIAL NA HABITAÇÃO EM FEIRA D ESANTANA..................05

2 A SAÚDE COMO POLÍTICA SOCIAL....................................................................05

3 POLÍTICA DA EDUCAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA.........................................09

4 HABITAÇÃO..........................................................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho visa falar das estratégias de enfrentamento da questão social no território local e os aspectos históricos e contemporâneos da realidade municipal.

Sendo assim o município em questão é o de Feira de Santana e sobre o mesmo será retratado sobre a Assistência Social, Saúde, Educação e Habitação para que através das informações seja composto um material de fundamental importância, pois todos os itens solicitados são imprescindíveis para o desenvolvimento de um município. O maior exemplo é a saúde que é um ponto fundamental e estratégico que deve estar presente e apto à melhoria sempre.

A cidade de Feira de Santana por ser um município grande, considerado o segundo da Bahia deve comportar de todos os setores para que o mesmo esteja completo para atender a demanda da mesma.

Até porque a cidade possui alguns distritos, logo têm que atender a própria cidade, aos distritos e muitas vezes às pessoas que vêm dos interiores vizinhos.

A Educação é outro ponto muito importante, pois a cidade está crescendo cada vez mais e deve apostar no processo educativo, e durante este trabalho será mencionado sobre a educação em Feira de Santana.

A habitação é outro fator importantíssimo, afinal Feira de Santana tem recebido uma grande quantidade de residências do Programa Minha Casa Minha Vida, projeto esse do Governo Federal, onde milhões de famílias já foram beneficiadas.

Dessa forma, a cidade de Feira de Santana por ser um grande município deve estar estruturada de acordo às suas necessidades.

1 ASSISTÊNCIA SOCIAL NA HABITAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA

Inicialmente o serviço social vem explorando as razões de ordem e teoria e prática para o exercício contínuo de um trabalho resultante da formação profissional através de pesquisas qualitativas da campanha de habitação, feita pela Caixa Econômica Federal nas áreas de regulamentações fundiário e desenvolvimento humano. Dentre o mais importante desse documento pode citar a declaração universal dos direitos humanos, o pacto por direito econômico, sociais e culturais a convenção sobre todas as formas de descriminação racial, a convenção dos direitos das crianças, a convenção sobre a eliminação de todos os direitos da discriminação da mulher. Nessa ótica de direitos sociais, fiscalizada nas famílias mais carentes principalmente a mulher considerada chefe de família.

O grande papel da assistência social de Feira de Santana existe um ônus a mais para a mulher pelo vínculo afetivo estabelecido com a família na responsabilidade garantir abrigo, na manutenção de um lar e pela luta da aquisição da casa própria e pode trazer ações transformação de justiça social, igualdade, liberdade, encorajamento para a concepção de gêneros de ser tratados na política habitacional por parte de estratégias que possibilitam as mulheres e capacidade de mudança que ocupa na sociedade.

2 A SAÚDE COMO POLÍTICA SOCIAL

Ação coletiva de proteger os indivíduos contra riscos inerentes a vida humana e /ou atender necessidades geradas em diferentes momentos históricos e relacionados as múltiplas situações de dependência. A constituição de 88 há o que comemorar: 24 anos de constituição:

-estabilidade política e econômica

- despertou o potencial cívico 24 anos de SUS

-avanços significativos na saúde

-dignidade do cidadão

-democratização da saúde

- PRINCÍPIOS E NORMAS CONSAGRADAS PELO SUS

-correção das injustiças sociais;

-acesso ao direito de lutar pela saúde;

Aprovaram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com