TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discutir a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência

Pesquisas Acadêmicas: Discutir a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.751 Palavras (16 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

O desenvolvimento desordenado das grandes metrópoles brasileiras e a consequente ausência de planejamento urbano, faz com que a população se instale em lugares de difícil acesso. Esse problema faz com que barreiras arquitetônicas dificultem muito a vida das pessoas que tenham alguma deficiência física, principalmente as com dificuldades de locomoção não tenham as mesmas condições de dignidade. O que leva essas pessoas, principalmente jovens a viverem segregados. O objetivo dessa pesquisa é discutir sobre a importância da acessibilidade a pessoas com algum tipo de deficiência física. Portadores de deficiências físicas sofrem de alterações parciais ou completas de algum segmento do corpo, o que leva ao comprometimento de algumas de suas funções. A acessibilidade é um tema que tem sido amplamente debatido, o que levou a criação de leis e normas que visam garantir a inclusão de todos os portadores de deficiência à sociedade. Portanto, faz-se necessário que haja adaptações nas edificações e na estrutura dos equipamentos físicos, permitindo a essas pessoas o acesso aos mesmos. O mais importante e que podemos destacar é a total viabilidade de adaptação para esses espaços.

Palavras Chave: Portadores de deficiências físicas, acessibilidade.

ABSTRACT

The disordered development of major Brazilian cities and the consequent lack of urban planning causes the population to install in places with difficult access. This problem causes much architectural barriers hinder the lives of people who have physical disabilities, especially those with mobility problems not under the same conditions of dignity. What makes these mostly young people living segregados.O objective of this research is to talk about the importance of accessibility to those with disabilities . With disabilities suffer from partial or complete changes of some segment of the body , which leads to impairment of some of its functions . Accessibility is a theme that has been widely debated , which led to creation of laws and regulations designed to ensure the inclusion of all of the disabled into society . Therefore , it is necessary that there be adjustments in the structure of buildings and physical equipment , allowing these people access to them . The most important and that we can highlight is the total viability of adapting to these spaces .

Key words: Holders of physical disabilities, accessibility

Introdução

O município de São Bernardo do Campo, cuja vocação industrial teve seu início por volta 1920, época em que começaram a surgir algumas pequenas indústrias artesanais. No período de instalação do núcleo urbano, a exploração da madeira sustentou o desenvolvimento da indústria do mobiliário, atividade até hoje desenvolvida. A partir da década de 1950, com a implantação da indústria automobilística que ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek, a cidade de São Bernardo particularmente teve um crescimento vertiginoso, ocasionando sérios problemas de infraestrutura e acessibilidade urbana por falta de políticas públicas eficazes para atender as demandas da população.

Como cidadão são-bernardense, residente nesta cidade a mais de duas décadas e meia, constato diariamente a excruciante questão da acessibilidade urbana, que apesar das políticas públicas sempre voltadas a atender os anseios da população, não consegue atender as necessidades de locomoção das pessoas que possuem alguma deficiência física e que, no cotidiano sofrem os percalços de ir e vir das suas residências para os seus locais de trabalho, compras, estudo e lazer.

Cabe ressaltar que os esforços e recursos oriundos apenas do governo não bastam para que tais projetos se tornem efetivos e melhorem a mobilidade urbana não somente em nossa cidade, mas em qualquer cidade que se disponha a melhorar sua acessibilidade.

Para que projetos como esses deem certo, se faz necessário que a iniciativa privada abrace a causa investindo em projetos por meio da Parceria Publico- Privada, o que não é fácil devido a entraves burocráticos de ordem legal e que muitas vezes impedem e até inibem que ocorra.

Portanto, para que não ocorram tais problemas, faz-se necessário um profundo estudo sobre a viabilidade de tais investimentos, para que a iniciativa privada se sinta confortável em investir e consequentemente promova a melhora da mobilidade dos portadores de deficiência, idosos, pessoas obesas, cegos, surdos e também as pessoas que estejam temporariamente impedidos de se locomover sem o uso de muletas ou qualquer aparelho que venha a facilitar a sua locomoção.

1.1 PROBLEMÁTICA

O ano de 1981 tornou-se um marco na vida das pessoas portadoras de deficiências físicas. Nesse ano as Nações Unidas proclamaram como sendo o Ano Internacional das Pessoas Deficientes. O objetivo foi de chamar a atenção para a criação de planos de ação, na tentativa de dar ênfase à igualdade de oportunidades, reabilitação e prevenção de deficiências. O evento teve como lema a “Participação pela igualdade”, ou seja, o direito que as pessoas com deficiência têm a uma vida plena e que também possam participar ativamente no desenvolvimento da sociedade vivendo de forma independente, com igualdade de oportunidades como as demais pessoas, ao meio físico, transporte e á informação. Em dezembro de 2004, a Lei de Acessibilidade (decreto 5.296/04) estabeleceu normas gerais e critérios básicos no país para melhorar a acessibilidade, porem a acessibilidades completa está muito longe de ser implantada no Brasil. Até encontramos, rodoviárias, alguns pontos de ônibus acessíveis, mas, as calçadas que levam até elas são esburacadas, com degraus o que dificulta e muito o acesso. Acessibilidade não é só para cadeirantes. É para idosos, cegos, daltônicos, obesos ou até mesmo quem quebrou uma perna e precisa, temporariamente, de muletas ou cadeira de rodas.

1.2 JUSTIFICATIVA

Sabemos que os deficientes têm os mesmos direitos que qualquer outro cidadão e, que já tem uma lei que lhe dá acesso a esse direito, melhorar as suas condições de ir e vir, não é um favor que a sociedade lhes faz. Devemos, portanto, respeitá-los e proporcionar-lhes uma vida mais digna, afinal grande parcela dessas pessoas é composta por jovens que possuem alguma deficiência física e precisam frequentar escolas, universidades, áreas de laser, acompanhamento médico, seus locais de culto, edificações residenciais, publicas e comerciais e ao trabalho. As pessoas costumam pensar que o deficiente é também, um incapaz, esse pensamento passa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com