TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Fundamento das Políticas Públicas no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Do Fundamento das Políticas Públicas no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos das Políticas Sociais

Aluno: Laurindo de Caravalho

Tutor à distância: Ma Edilene Xavier Rocha Garcia

RELATÓRIO

Petrolina, 16 de setembro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Relatório de atividades, apresentado à coordenação do Curso de Graduação em Serviço Social, ministrado pela Universidade Anhanguera -Uniderp; como parte das exigências para obtenção do título de Graduação.

Orientador Presencial: Cícero de Brito Monteiro

Petrolina, 16 de setembro de 2013

AGREDECIMENTOS

Ao Deus criador e senhor de tudo e de todos, pelo dom da vida; à minha família pelo constante apoio, ao Professor e orientador Cícero de Brito Monteiro pela paciência dispensada.

ÍNDICE

AGRADECIMENTOS..............................................................................................................III

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................1

MATERIAL E MÉTODOS........................................................................................................2

RESULTADO E DISCUSSÃO..................................................................................................3

CONCLUSÕES..........................................................................................................................5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................6

1. INTRODUÇÃO

As políticas públicas, voltadas para assistência social, surgiram como ação própria do Estado e com a visão humanista da igreja; e vem ao longo do tempo sendo regulamentadas constantemente pelos governos nas várias esferas.

Contudo, é imperatvo a articulação com as demais políticas visando construir ações estruturadoras e inclusivas que assegurem os direitos e benefícios já conquistados. Para elaboração do relatório, foi pesquisado e diagnosticado as questões sociais de maior influência nos grupos sociais apresentadas no filme Gandhi e na literatura especializada, destacando as políticas de maior abrangência e sua respectiva regulamentação.

3. MATERIAL E MÉTODOS

Do Fundamento das Políticas Públicas no Brasil.

No Brasil, as Políticas Públicas surgiram como consequência do surgimento dos graves problemas de ordem social das áreas urbanas, quase sempre provenientes do forte êxodo rural populacional causado pelas calamidades e dificuldades de sobrevivência nestas regiões.

Num primeiro momento, a Igreja Católica assume o papel de protagonista num assistencialismo direto, seguida de ações pontuais do poder do Estado que em alguns locais se aprofundaram noutros definharam. Embora o crescimento do Serviço Social fosse sentido, o principal motivo deste assistencialismo notadamente fora sempre à afirmação das classes dominantes e governos constituídos. O levantamento aqui realizado foi cunhado nas conclusões obtidas a partir da análise dos dados e concepções apresentada na literatura referenciada.

2. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os conceitos de estado e política remontam os primórdios da civilização Grega, desde então, os povos aplicam esta arte com profundas diferenças entre uns e outros, no tocante aos direitos e deveres individuais e da coletividade.

Como a arte de gerenciar as ações do poder público, a política contemporânea vem apresentando severos desgastes perante a opinião pública. Os escândalos envolvendo os políticos partidários se multiplicam e este fato tem gerado um descrédito enorme da sociedade civil para com a classe política.

“ A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas ou tradições respeitáveis. Rui Barbosa”.

A política social, que surgiu como um mecanismo usado pelos governantes para acalmar ou aplacar o sentimento de levante da classe trabalhadora, sobretudo na Inglaterra, atualmente apresenta diferença históricas, muitas delas decorrente das diferenças de tempos históricos vividos pelas nações principalmente as do hemisfério sul.

A atuação da igreja num primeiro momento; proporcionou a visão humanista no desenvolvimento da assistência social aos menos favorecidos, durante a industrialização dos países capitalistas.

Segundo FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do Estado capitalista: as funções da previdência e da assistência sociais. São Paulo: Cortez, 1980. Política social é uma ação .própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. Contudo nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com