TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas um Desafio na Comunidade

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS -  UFG[pic 1]

CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE - CIAR

CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MACHADO DE LIMA

ALEXSANDRA MENDES N. FRANÇA

DROGAS: “UM DESAFIO NA ESCOLA”

Tutora: JOSANE ROCHA CALDEIRA

SANTA RITA DO NOVO DESTINO

2015

SUMÁRIO[pic 2]

[pic 3]

1 CONTEXTUALIZAÇÃO ____________________________________________ 3

2 REFERNCIAL TEORICO ___________________________________________ 6

3 OBJETIVOS_______________________________________________________ 9

4 SUJEITO DA INTERVENÇÃO ______________________________________  9

5 METODOLOGIA __________________________________________________ 9

6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA__________________________________     12

1 CONTEXTUALIZAÇÃO[pic 4]

        Uma das realidades percebidas atualmente no Brasil são as dificuldades escolares manifestadas por certos alunos, geralmente de classes populares, ou mesmo a dificuldade da escola em lhes acolher e proporcionar o acesso aos conhecimentos historicamente acumulados. Isso dependerá do olhar que for dado às relações entre sujeitos e escola. As relações entre educação, escola e sociedade, são conectados  buscando a forma de pensar, na formação dos adolescentes e na prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas com uma visão muito ampla de conhecimentos e momentos reais, destacando a mediação nas relações educativas que se estabelecem entre o professor, comunidade e os alunos é importante que prevaleça a relação de confiança e não a de poder, pois grande parte da rotina diária dos alunos passam fora do ambiente familiar e a escola é o local onde os alunos passam grande parte de sua vida.

        Destaco a função de educadora como mediadora tanto no processo de desenvolvimento e na construção das subjetividades dos alunos, como no processo de aprendizagem e nas relações interpessoais que ocorrem na Escola Mul. João Machado de Lima, onde vários alunos confidenciam assuntos pessoais e familiares e é nessa confiança que devemos observar e ter a sensibilidade de interferir quando necessário.

        Nessa expectativa de transmitir proteção e prevenir algumas irregularidades dentro do contexto e no âmbito escolar os olhares serão direcionados em especial a toda a comunidade da Esc. Mul. João Machado de Lima – Educação Infantil e Ensino Fundamental I, pois, o público é mesclado de alunos da zona rural e urbana.

        A comunidade dessa Unidade Escolar em sua maioria pessoas simples, humildes, onde seus pais tem pouca participação da vida escolar de seus filhos, dependente de transporte escolar, portanto, nesse retrospecto há pontos positivos em relação os alunos da zona urbana, não ter certa malicia quanto aos meninos dos centros urbanos.

         Mas os esforços terão que ser notados em conjunto e transmitido em tempo real, pois acreditamos na educação como o caminho para superar os atuais problemas sociais como a violência e as drogas. Buscando na prevenção como preparo antecipado de ato fraterno de amor e carinho, da vida e na proteção de crianças e jovens.

Conhecer os recursos que há na Esc. Mul. João Machado de Lima e na comunidade poderá ser útil a toda sociedade, e estes, incorporar ao trabalho pedagógico. A utilização desses recursos poderá auxiliar no desempenho e desenvolvimento do trabalho coletivo e de competência da equipe gestora, do professor, dos funcionários com o embasamento no cotidiano da escola, direcionar, mediar, intervir e criar situações pedagógicas para promover as mudanças necessárias dentro e fora do ambiente educacional.

        A primeira droga lícita consumida pelas comunidades carentes ou camponesas é o álcool seguida pelo tabaco, mas o álcool é uma droga lícita que há algumas restrições de comercialização, mas chega facilmente ao consumidor devido não haver uma cobrança ou fiscalização rigorosa com os usuários.

         Na escola não é diferente, deparamos com várias situações, onde relatam, a embriaguez dos pais na presença dos seus filhos em ambientes públicos e nesse contexto, a escola trabalha condutas e comportamentos em linguagem simples e popular dos sujeitos. Portanto, como já mencionado, os alunos passam grande parte do dia nesse ambiente e é nesse ambiente que deveremos utilizar para construir dados, a partir de relatos, conhecendo a comunidade especifica e, de que forma poderemos contribuir em sensibilizá-los sobre o consumo do álcool.  

        Realizar um levantamento ou coleta de dados dos próprios alunos da escola, observado os seus próprios comportamentos e do aproveitamento e desempenho escolar são fatores de suma importância, no cotidiano escolar.

        No ambiente dessa unidade escolar, tenho o privilégio de trabalhar com crianças de  até dez anos, mas vários deles pelas suas poucas idades, já mencionaram experimentarem o uso de bebida alcoólica, muitas das vezes, incentivados pelos próprios pais ou colegas e, até  outras droga, como exemplo,  citarei o energético como uma substância muito consumida por jovens sem esclarecimento prévios sobre a dosagem diária recomenda, no entanto, a preocupação  se faz necessário devido a fragilidade da família (muitos deles analfabetos) sendo, os educadores confidentes deles, pois a confiança que eles depositam na escola e no professor é grande, portanto, as consequências e as atitudes  podem ocasionar sérios transtornos psicológicos e traumáticos principalmente nas crianças  inseridas nesse meio.

        Nessa fase do ensino fundamental é normal (entre aspas) trabalhar métodos de prevenção com um trabalho interdisciplinar e estar contido dentro dos temas transversais do PCN, a assimilação e o planejamento condiz a resultados inesperados mesmo, solicitando empenho e dedicação, sendo solidário a causa, muitos relatam que esse menino não tem solução, por isso, a coletividade a meditação e a crítica, possibilitam uma sincronia satisfatória a toda a comunidade e sociedade em um todo.

        São vários relatos de alunos, por exemplo, o pai agrediu a mãe, quebrou a televisão, arrombou a porta, me agrediu e tive que procurar socorro. A parte pedagógica há de estar atenta nos relatos dos alunos e a todas as situações, tanto quanto, o acompanhamento diários (algumas anomalias) e em seu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com