TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO PRÉVIO DE IGNIÇÃO

Trabalho Universitário: ENSAIO PRÉVIO DE IGNIÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Este experimento tem como finalidade verificar algumas características prévias de amostras orgânicas relacionadas à ignição dos compostos, também a diferenciação entre secagem, carbonização e calcinação.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Existem compostos orgânicos com características bastante diferentes. Todas as substâncias possuem algumas características que podem ser identificadas a partir de testes, tal como o teste de ignição. Este é feito através do contato da sustância com uma fonte de ignição (Bico de Bunsen). Algumas substâncias têm propriedades organolépticas muito características e, desde que tenhamos uma prévia noção do que se trata, podemos classificá-las.

Algumas caraterísticas observadas na análise de compostos orgânicos a partir da ignição destes:

Fusão

Sólidos cristalinos e puros possuem um ponto de fusão próprio, que pode ser definido como temperatura à qual o sólido se dissolve para se formar um líquido. Geralmente os compostos orgânicos apresentam pontos de fusão e ebulição baixos. Os principais fatores que influenciam o ponto de ebulição e de fusão de uma substância são: tamanho, geometria da molécula e polaridade da mesma. Quanto mais fortes forem as forças intermoleculares, maior será o ponto de ebulição.

Cor

A cor da amostra é bastante informativa. Substâncias orgânicas com grupos funcionais conjugados são coloridas, a intensidade da cor dependendo da extensão da conjugação. Por exemplo: nitro- e nitroso-compostos aromáticos e a-dicetonas são amarelos, quinonas e azo-compostos são de cor amarela, laranja ou vermelha; cetonas e alcenos extensamente conjugados possuem cores que vão do amarelo ao púrpura. Substâncias saturadas ou com baixo grau de insaturação são brancas ou pouco coloridas. A cor marrom é geralmente causada por pequenas impurezas; por exemplo, aminas e fenóis (incolores) tornam-se rapidamente marrom ou púrpura pela formação de produtos de oxidação.

Odor

Os cheiros de muitas substâncias orgânicas são extremamente característico, particularmente os de baixo peso molecular. A partir de experiências poderemos reconhecer os odores característicos de muitas classes funcionais. Entretanto, a prática não é recomendável pois, devemos ser extremamente cautelosos ao cheirar substâncias desconhecidas, uma vez que muitos compostos orgânicos são agressivos e venenosos.

Chama

O teste de ignição é também bastante informativo. Uma pequena quantidade da amostra do sólido ou líquido em espátula ou cadinho deve ser aquecida numa chama. A temperatura em que a substância se funde dependende de sua polaridade. Uma chama amarela fuliginosa indica alta insaturação ou elevado número de carbonos na molécula, mas uma chama amarela não fuliginosa é característica de hidrocarbonetos alifáticos.

Carbonização

É um processo químico de combustão incompleta de determinados sólidos quando submetidos ao calor elevado. O produto dessa reação química é chamado de carvão. Pela ação do calor a carbonização remove hidrogênio e oxigênio do sólido, de modo que a matéria restante é composta principalmente de carbono. Como todos os compostos orgânicos contém carbono e a imensa maioria possui hidrogênio, a queima completa dessas substâncias produz CO2 e H2O. A combustão incompleta produz CO, enquanto a parcial, apenas Carbono (fuligem).

Calcinação

É o nome dado à reação química de decomposição térmica ou processo de aquecimento de uma substância a uma temperatura elevada, no qual a água é removida de sais hidratados.

Secagem

Como a evaporação, a secagem é um processo de transferência de massa envolvendo a remoção da umidade (da água livre a uma substância) ou outro solvente de um sistema solido.

Materiais e Reagentes Utilizados:

• Tripé de ferro com tela de amianto

• Bico de Bunsen

• Triangulo de Porcelana

• Cadinho

• Vidro de relógio

• Baqueta

• Pinça metálica

• Béquer de 50 mL

• Clicloexeno C6H10

• Acetona (CH3)2CO

• Éter de Petróleo

• Álcool Propílico C3H8O

• Clicloexano C6H12

• Ácido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com