TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO II SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]                                                                             

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

                                                  SUMÁRIO

1. Introdução_______________________________________3

2. Contextualização histórica e estrutura organizacional do Instituição Pestalozzi_____________________________________________4

3. Objetivo institucional do Instituição Pestalozzi_____________________________________________5

4.Caracterizando o público, processo, decisório e demandas do Instituição Pestalozzi ______________________________________6

5. Serviço social na Instituição Pestalozzi ____________________6

6. Consideração finais_____________________________________7

7. Referência bibliográficas _________________________________8

   

Introdução

        Diante das condições impostas pela pandemia de COVID 19. Deste modo, optamos por selecionar uma instituição que nos possibilitasse um arcabouço de informação para construção deste relatório, neste caso da Instituição Pestalozzi.

2 Contextualização histórica e estrutura organizacional da Instituição Pestalozzi.

A

Em 1926 chegou ao Brasil a Instituição Pestalozzi sobre a influência de Johan Henrich Pestalozzi com a primeira a ser inaugurada em Canoas, Rio Grande do Sul, a quem se influenciou pelo trabalho foi Thiago M. Wurt, natural da Alemanha que chegou ao Brasil em 1918e abriu a primeira instituição.

          Sobre a mesma influência Helena Antipoff que chegou ao país em 1929 para participar da recente escola de aperfeiçoamento pedagógico em Belo Horizonte que foi fundada 1932, desde então muitos educadores ficaram encantados com o sistema de ensino da instituição, atualmente há 232 instituições espalhadas.

No norte do Brasil a primeira instituição Pestalozzi foi Lourenço Filho a ser inaugurada em Belém do Pará na década de 1950 para dar assistências as crianças com deficiência intelectual (iniciou curso Pestalozzi 1955 e formada como fundação).

Na gestão do presidente do conselho curador Marcio Campos atualmente conta se com 600 alunos distribuídos nas duas unidades : Escola Lourenço Filho e Núcleo Helena Antipoff que fica localizada no distrito de Icoaraci que mantem um programa coerente com mudanças educacionais proposto pela lei 9.394 , que inclusive atende crianças , adolescentes e adultos carentes na área de Outeiro e Paracuri , por vez após 32 anos de funcionamento fechou as portas pela Seduc com riscos de desabamentos , assim dificultando o transportes dos mesmos , conta com 273 alunos( 65 são deficientes mentais, físicas e múltiplas )  foi fundado em 25 de agosto de 1985 pelo Instituto , esse espaço está ligado a um conceito de cooperação entre a Seduc e a Pestalozzi , foi necessário que a escola ofertasse ensino regular Paralelo e Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Pestalozzi atende alunos com deficiência física, mental e múltiplas (adultos e crianças) de todos  os sexos.

          Na atual gestão Clea Galvão a instituição Pestalozzi está localizada na Avenida almirante Barroso nº3814 ,bairro Souza inaugurada 1955 pela sociedade Paraense de Educação nomeada de curso Pestalozzi do Pará como a primeira Entidade Especializada em Educação Excepcionais no Estado , onde passou a funcionar em 03 de fevereiro de 1956 iniciando o ano letivo com 23 alunos atendendo o desenvolvimento do aluno em dois programas de classes especiais  Escolaridade e Habilidades Básicas e Oficinas Pedagógica

3- Objetivo institucional da Instituição Pestalozzi.

Baseando se nessa modalidade o Instituto Pestalozzi Lorenzo Filho é especializado em Atendimento Educacional Especializado (AEE) desde 1955 é referência em nosso estado em atendimento, atualmente atende 600 alunos com deficiência mental, física e múltiplas de todas as idades (crianças e adultos) a fim de desenvolver a educação e criar laços de amizades com outros e incluir auto-defesa para ter uma vida independente e se incluir na sociedade.

          A instituição conta com aulas pedagógicas, atividades físicas, músicas, danças, oficinas de marcenaria jardinagem e horte frute, aulas computadorizadas, consultas médicas e odontológicas inclui todos os acompanhamentos necessários como: fisioterapia, psicologia oftalmologista etc.

  A instituição é uma organização não governamental de caráter filantrópico e utilidade pública social comprometida com a Educação Especial do Estado atualmente há mais de 65 anos

  A fundação desde o início tem sempre contando com a contribuição de organizadores governamentais e da comunidade em geral em forma de convênios, parcerias, contribuições e doações. o governo do estado através da Secretaria Executiva de Educação respectivamente 80% do pessoal da entidade e o repasse da verba per capita deste a 40% da verba da clientela como também e creditado a gratuidade de energia elétrica na sede de Belém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (228.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com