TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio II Serviço Social Projeito de Ação

Por:   •  11/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]



  1. APRESENTAÇÃO

A APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

O Projeto Espaço de Ressocialização da Família do Recuperando, abrange o acesso aos direitos e serviços básicos, a sua inclusão em redes sociais de participação e solidariedade, a apropriação de informações e conhecimentos dos direitos. É neste espaço que se cria uma rede de vínculos e comunicação. Eles têm grande potencial de mobilização, aprendizagem e reflexão. A experiência de cada um pode ser comunicada e receber novos sentidos, as atitudes de cada membro podem ser repensadas e as novas relações podem trazer a possibilidade de revisão e superação do que foi anteriormente vivido.  O Projeto Espaço de Ressocialização da Família do Recuperando acontece em encontro semanal onde se vivencia questões de interesse comum e que serão compartilhadas e refletidas coletivamente entre os familiares dos recuperando e a equipe técnica da APAC (Assistente Social, Estagiário, Psicólogo e Pedagogo). Durante o encontro, os familiares trocam experiências para o exercício da escuta e da fala, oportunizam e compartilham suas vivências dentro de um contexto de vulnerabilidade e riscos sociais, afeto, desenvolvimento pessoal e solidariedade.

                 


  1. JUSTIFICATIVA

Dentre uma das alternativas de recuperação e ressocialização do recuperando (presidiário) está à família, peça fundamental para que o mesmo não se sinta sozinho e esquecido. Estes dois últimos contribuem para a diminuição de auto-estima e fomentam a perda de identidade do recuperando.

Muitas das vezes, a família do recuperando está marginalizada e sofre mais que o próprio presidiário. É constantemente submetida às “revistas” humilhantes e vexatórias. Percorre grandes distâncias para chegar às unidades prisionais, sendo estas, muitas vezes, totalmente inacessíveis pelos meios de transporte público. Aguardam durante horas a fio nas filas dos presídios e, quando finalmente se encontram com seus entes queridos, já estão cansadas e totalmente desestimuladas. É necessário ter muita fé, amor, paciência e perseverança para não desanimar.

        Por outro lado, a família, por total falta de estrutura, contribui, juntamente com outros fatores (ausência de políticas públicas, drogas e outros), para o surgimento do crime e da violência.

        Inútil será o esforço da equipe se, ao preparar o recuperando para o retorno à sociedade, não trabalhar concomitantemente a família. Por isto, esta, além de receber uma atenção especial da APAC, deve se envolver e participar da metodologia durante todos os estágios da vida prisional. Assim como os familiares dos recuperandos necessitam receber a atenção e os cuidados da APAC, a instituição deve ficar atenta em relação às vítimas e/ou aos familiares das vítimas, oferecendo programas e assistências que objetivem minimizar o sofrimento e os prejuízos.

        O Espaço de Ressocialização da Família do Recuperando se faz necessário para identificar os pontos fracos de cada família, orientando, encaminhando e trabalhando a fim de minimizar as vulnerabilidades presentes nestas famílias para que o recuperando retorne com sentimento de que sua casa está em ordem.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

        Realizar um trabalho psicossocial, de orientação e apoio às famílias dos recuperandos em situação de riscos e vulnerabilidades sociais, propiciando as mesmas uma melhor qualidade de vida.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Criar um espaço de compartilhamento de informações e reflexões acerca das mudanças ocorridas no período de prisão do familiar;

- Acolher e promover autoconfiança e bem-estar das famílias;

- Desenvolver comportamentos saudáveis;

- Estimular a expressão dos sentimentos das famílias participantes;

- Informar sobre a importância da família na recuperação do presidiário;

- Trabalhar a metodologia da APAC, avanços alcançados pela instituição ao longo dos anos e suas perspectivas;

- Discorrer referente aos seus direitos e encaminhar para os agentes da rede básica de atendimento, contando ocasionalmente com a participação desses agentes.

4 PÙBLICO ALVO

Familiares dos recuperandos em cumprimento de pena na Apac.

5 METAS A ATINGIR

        O presente projeto visa atender cerca de aproximadamente 90 famílias com membros de diferentes idades tendo como principais metas:

- Conscientizar os familiares dos recuperandos da sua importância no processo de recuperação dos mesmos, utilizando do fortalecimento de vínculos para uma melhor qualidade de vida de ambos;

- Resgate da auto-estima dos recuperandos e seus familiares;

- Contribuir para a manutenção da sociabilidade;

- Reforçar a importância do conhecimento do método “Apaqueano”;

- Formar multiplicadores a partir da construção do conhecimento teórico-prático articulado sobre os direitos do apenado e seus familiares.

6 METODOLOGIA

        Exposição dialogada; relatos de experiências; vídeos; dinâmicas de grupo; mensagens; debates; reflexão e folders sobre direitos do recuperando e sua família.

Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o coordenador da FBAC (Fundação Brasileira de Assistência ao Condenado) que rege o funcionamento das APAC’s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com