TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  7.062 Visualizações

Página 1 de 14

 [pic 1]

TATIANA LOPES PINTO – RA 8520874612

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

SERVIÇO SOCIAL

BAGÉ – RS

2016

[pic 2]

TATIANA LOPES PINTO– RA 8520874612

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

SERVIÇO SOCIAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do centro de educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II

BAGÉ – RS

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................7

4 REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

        

  • IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: TATIANA LOPES PINTO

Curso: Serviço Social

Telefone: (53) 99329392                                e-mail: thattypinto28@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: Nível II

Local do Estágio: Aapecan – Bagé – Associação de Apoio a Pessoa com Câncer

Endereço: Rua General João Telles, 1601     Bairro: Centro

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Ana Fausta Madeira Reis

NºCRESS: 11961/10

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Cláudia Simone de Lima

NºCRESS: 9019/10

Carga Horária: 3h 00/diaInício: 08/08/2016         Término: 10/11/2016


I– INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade demonstrar a perspectiva ampla de atuação do profissional estudante no período do estágio supervisionado obrigatório, visando assim uma prática consciente e eficaz, voltada para uma formação qualificada que permeia a sua futura atuação profissional.

A prática do segundo estágio obrigatório do 6º Semestre oferecido através da disciplina de Estágio Supervisionado II, pelo Curso de Serviço Social, do Polo da  Universidade Anhanguera-Uniderp/Bagé, ocorreu no período de 08 de agosto a 11 de novembro de 2016 na AAPECAN[1] (Associação de Apoio à Pessoa com Câncer)  situada na rua General João Telles,1601 na cidade de Bagé/RS . Essa instituição tem por objetivo suprir as necessidades do paciente oncológico, que além da doença encontra-se muitas vezes com dificuldades financeiras, além de garantir os direitos à cidadania. O estágio ocorreu sob as supervisões de campo da assistente social Claudia Simone de Lima.

Os pacientes oncológicos necessitam de uma ajuda contínua em sua vida diária. Geralmente um dos familiares se encarrega dessas atividades, dedicando-se por um longo período a esses cuidados. O cenário é por si só delicado e requer do paciente entender as novas circunstâncias de sua vida para levar o tratamento da forma menos dolorosa possível, sem “encerrar-se” em detrimento da doença, mas respeitando os limites que o corpo impõe.

Na prática do estágio observou-se o trabalho realizado pela instituição, que traz ao usuário e paciente oncológico o conforto emocional e espiritual, através das atividades oferecidas como aulas de artesanato, trabalhos realizados junto da psicóloga, como grupos de relaxamento e grupos de fortalecimento a fim de fortalecer os laços familiares para um melhor enfrentamento da doença, orientações e encaminhamentos de processos jurídicos para que o usuário na situação em que se encontra, impossibilitado de trabalhar, consiga receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou até mesmo aposentadoria em certos casos, e distribuição de kit alimento para os participantes assíduos das atividades semanais, através da assistente social. Tendo em vista esses aspectos, o objetivo proposto consiste em fazer um levantamento das dificuldades vivenciadas pelos familiares e cuidadores de pacientes oncológicos e verificar as técnicas de suporte oferecidas pela instituição.

A apresentação do projeto de intervenção foi realizada no dia 31 de outubro de 2016 no turno da tarde, pelas  estagiárias Tatiana Lopes Pinto e Josi Peraça Silva, docentes do 6º semestre do curso de Serviço Social. As estagiárias estavam acompanhadas da supervisora de campo, Claudia Simone de Lima e da psicóloga Francione Souza. Nessa oportunidade as mesmas puderam apresentar o produto criado para a execução do projeto que trata-se de um revisteiro de cano PVC composto por 6 revistas com material informativo sobre alimentação. Na ocasião também foram distribuídas pelas estagiárias, mensagens motivacionais aos usuários da instituição.

Esse projeto de intervenção executado teve o objetivo de orientar os usuários da instituição acerca de hábitos alimentares mais saudáveis, com informações dos alimentos adequados para estes pacientes complementado com mensagens motivacionais para melhorar a auto estima dos mesmos, que encontram-se com a saúde fragilizada e imunidade muito baixa. O projeto vem como forma de informar a esses pacientes através da leitura das revistas no revisteiro as dicas de alimentação para que os mesmos possam ter informações significativas para sua saúde. Podemos observar que muitos usuários da instituição  demonstraram interesse pelas informações expostas, pois não tinham o conhecimento dos alimentos adequados aos diferentes tratamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (316.2 Kb)   docx (164.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com