TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema

Trabalho Universitário: Ecossistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Ecossistema do Parque Nacional da Serra da Capivara

O ecossistema do Parque Nacional do Serra da Capivara é um exemplo único de biodiversidade encravado na caatinga.

No parque são encontrados três tipos de relevos a caatinga, o cerrado e um resto de mata que era presente no Piauí há 18000 anos, essa mata era a antiga floresta amazônica que cobria o estado do Piauí.

Essa mata tem como perfil se localizar nos boqueirões que são refúgios de área que são úmido e fresco, como sobrevivente desse período mais antigo ainda é possível encontrar uma espécie de jacaré amazônico (Cayman crocodilus) que habita uma fazenda ao sul do parque, e como flora restou dois tipos de louros presentes apenas na região que predominam as florestas equatoriais, elas são a (Ocotea fasciculata e Poutteria reticulata).

O clima na região é o semiárido, portanto a precipitação (chuva) é baixa e a temperatura é alta, no parque há geralmente ciclos de secas e períodos chuvosos, tem seca que duram cerca de três anos, e há ciclos de chuvas que há precipitação cerca na dos 1000 mm de água por m² igualando – se a zona da mata nordestina.

Nesse período de grande chuva, os boqueirões se enchem garantido à vida no período de seca no parque. O relevo (superfície) do parque é constituído por três tipos de superfície, as chapadas e a planície apresenta um clima seco e quente, na serra e no vale (boqueirões) onde há sombra predomina o clima úmido e fresco.

A presença de espécie típicas(Piauí) é de 72%, ou seja das 615 espécies de plantas são do bioma caatinga ou seja 443 espécies estão presente no parque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com