TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Artigo: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  314 Visualizações

Histórico da Educação Ambiental no Brasil[editar | editar código-fonte]

A I Conferência das Nações Unidas para o meio ambiente e desenvolvimento (1972) marca um processo de criação de profissionais e pessoas pelo mundo com uma visão voltada as discussões do meio ambiente e seus afins, como sustentabilidade. A partir da Conferência de Estocolmo, a Educação ambiental se contextualiza.

No entanto, conforme ditado pela Resolução CFBio nº 227, de 18 de Agosto de 2010, a qual dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, insere-se, portanto, a educação ambiental como uma das áreas de abrangência profissional do biólogo, conforme o Art. 4º desta resolução.

Em 2012 foi publicado na III Conferência Brasileira de Gestão Ambiental o estudo "Educação Ambiental Virtual"3 elaborado pelos Gestores Ambientais Cássio Bergamasco e Virgínia Lages. Tal estudo abordou a aplicação da educação ambiental no ambiente virtual, evidenciou a viabilidade financeira de projetos semelhantes além de demonstrar o alto nível de engajamento social sobre as temáticas ambientais cotidianas.

No Brasil há importantes educadores ambientais, que nos últimos 30 anos têm contribuído com a publicação de conceitos e na elaboração de políticas públicas, dentre os quais podemos citar (em ordem alfabética): Alexandre Pedrini, Angela Baeder, Genebaldo Freire Dias, Isabel Carvalho, Luiz Afonso Figueiredo, Marcos Reigota, Marcos Sorrentino, Mª Henriqueta Raymundo, Marta Tristão, Michele Sato, Mônica Borba, Raquel Trajber, Rita Mendonça, Silvia Pompeia, Sonia Muhringer, Tita Vieira, Viviane Amaral, e Zysman Neiman.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com