TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Monografias: Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Virginia Aparecida Barbosa Batista

Professor (a): Andréia Pacheco da Rosa

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED0770) – Fundamentos da Linguística

09/12/2014

RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de mostrar a grande importância da Educação Ambiental nos dias atuais. A Educação Ambiental torna-se algo indispensável para todos, e deve ser trabalhada desde o momento em que um ser humano começa a assimilar o certo do errado. A sociedade deve desenvolver atividades e projetos, com o intuito de educar a população, procurando sensibilizá-la para tudo relacionado com o ambiente, buscar modificar atitudes destrutivas e mostrar a postura correta que devemos ter perante a natureza. O melhor jeito de educar uma sociedade é começar pelas escolas, pois nelas as crianças estão em processo de aprendizado, vêem o mundo de forma mais sensível, sendo assim mais fácil sensibilizar os adultos também. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa mostram que o homem vem tomando consciência dos problemas ambientais existentes, buscando recuperar os danos causados pelas gerações passadas e fazendo o possível para deixar um planeta melhor para as gerações futuras.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Educar a população, Modificar atitudes.

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade apontar a importância da Educação Ambiental que parte de um princípio de respeito do homem para com o planeta, visando modificar a relação das pessoas e a natureza, com o intuito de transformar e melhorar o consumismo da sociedade, fazendo com que as pessoas não parem de consumir e sim que consumam com a solidariedade, cooperando com nossos recursos naturais e poluindo menos. De acordo com Dias (1993, p. 117), a educação ambiental, por ser interdisciplinar, por lidar com a realidade, por adotar uma abordagem que considera todos os aspectos que compõem a questão ambiental, sócio-culturais, políticos, científicos, tecnológicos, éticos, ecológicos, etc., por achar que a escola não pode ser um amontoado de papel, por ser catalisadora de uma educação para a cidadania consiste, pode e deve ser o agente otimizador de novos processos educativos que conduzem as pessoas por caminhos onde se vislumbre a possibilidade de mudança e melhoria de seu ambiente total e da qualidade da sua experiência humana. A Educação Ambiental se constrói pela própria sociedade através da conscientização dos problemas ambientais. Com a participação da sociedade as pessoas refletiriam mais e fariam análises sobre vários pontos importantes e que influenciam na preservação do ambiente, tais como: a análise econômica, a política, a cultural, a ambiental e a social.

Nas escolas a Educação Ambiental tem imensa importância, pois conscientizando as crianças, estaremos conscientizando os futuros adultos que poderão ou não mudar nosso planeta.

Para complementar, a educação ambiental é uma forma de educação que exige a participação de toda a sociedade, localizando onde estão os problemas e tentando estabelecer a união natureza/homem, estimulando mais a participação social.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O presente projeto aborda a questão da Educação Ambiental, sugerindo que a sua implementação deva ser um processo educacional desde seu início, pois a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização.

O tema Educação Ambiental foi escolhido, pois é de extrema importância no mundo atual e por isso deve ser um processo educacional desde início da educação infantil, e que, portanto deva ser norteado pelos mesmos princípios que a Educação Ambiental propõe. É dentro da escola que a criança aprende a viver em sociedade com outras pessoas e também com o meio em que ela vive. Devemos incluir a pratica da educação ambiental na vida das crianças para que no futuro elas possam ser adultos conscientes e capazes te tomar decisões e de agir de forma a melhorar e fazer com que a sociedade se torne mais sustentável.

Se conseguirmos ensinar para as crianças a importância da educação ambiental, elas levaram seus novos conhecimentos para casa, fazendo não apenas a sua parte, mas também incentivando seus pais a agirem de forma correta. Devemos buscar alternativas para fazer com que as crianças se interessem pelo tema, buscar fazer brincadeira, saídas de campo, fazer projetos para que haja interesse da população em geral. Segundo Capra (2003), essa é uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de estratégias de ensino mais adequadas e torna evidente a importância de um currículo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as várias disciplinas sejam vistas como recursos a serviço de um objeto central. Esse objeto central também pode ser entendido como um tema transversal que permeia as outras disciplinas já constituídas e consegue trazer para a realidade escolar o estudo de problemas do dia a dia.

Para que a criança leve esses ensinamentos para a sua vida, a escola deve ter a educação ambiental em seu cotidiano, para servir de exemplo para seus alunos. Os alunos precisam entender como funciona a natureza, fenômenos que ocorrem naturalmente, espécies de animais, sua própria espécie e as conseqüências de suas próprias ações e os impactos causados por seus atos, sendo ações essas boas ou ruins para o meio em que ela vive e convive.

A política de educação ambiental propõe que os alunos sejam formados com o objetivo de serem críticos, de fazer a sua parte e usar os recursos naturais com consciência.

A EA fomenta sustentabilidades afetivas e capacidades cognitivas para uma leitura do mundo do ponto de vista ambiental. Dessa forma, estabelece-se como mediação para múltiplas compreensões da experiência do individuo e dos coletivos sociais em suas relações com o ambiente. Esse processo de aprendizagem, por via dessa perspectiva de leitura, dá-se particularmente pela ação do educar como interprete dos nexos entre sociedade e ambiente e da EA como mediadora na construção social de novas sensibilidades e posturas éticas diante do mundo.(Carvalho, Isabel C. M Educação Ambiental: A formação do Sujeito ecológico).

Temos que usar a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com