TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Geotermica

Exames: Energia Geotermica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

Energia Geotermica

O calor proveniente da Terra em combinação com o movimento de placas tectônicas estabelece em algumas regiões da crosta terrestre altas temperatura. A presença de falhas em rochas permite que a água da superfície infiltre em formações profundas de até vários quilômetros, retornando aquecida até a superfície na forma de geysers. Encontrando rochas impermeáveis no processo de volta, a ascensão do fluido, o vapor pode ser confinado em poros e falhas, dando origem aos reservatórios geotérmicos. Do vapor captado desses reservatórios pode-se retirar calor e, em seguida, re-inserida a água no manancial subterrâneo.

A energia geotérmica é uma das mais limpas formas de energia disponíveis atualmente em quantidade comercial. O uso dessa energia alternativa cresce significativamente em diversas partes do mundo, trazendo benefícios ambientais e contribuindo para um menor consumo de combustíveis fósseis e nucleares. Na produção de energia geotérmica, poços profundos são usados para transportar água ou gás aquecido de reservatórios subterrâneos até a superfície. A energia térmica retirada das fontes termais de baixa temperatura, entre 35oC e 148oC, pode ser usada para uso direto com aplicação residencial, na agricultura, na industria e no turismo ou, em caso de temperaturas elevadas (300oC ou mais), utilizada para produção de eletricidade. Apenas uma parte insignificante do potencial geotérmico global tem sido utilizada. Apesar disso, seu uso direto evita a combustão anual de 830 milhões de barris de petróleo, e com a produção de eletricidade, 5,4 bilhões de barris.

-Produção de Energia

Para fontes geotérmicas de temperaturas elevadas e médias (acima de 150oC) a aplicação mais adequada é, em geral, a produção de eletricidade. Basicamente três sistemas são utilizados nas usinas geotérmicas para geração de energia elétrica. O primeiro é quando a fonte geotérmica produz diretamente vapor através do poço. Possuindo sempre temperaturas elevadas, essas fontes produtoras essencialmente de vapor são as mais raras fontes geotérmicas, que normalmente estão disponíveis em algumas formações de geysers. O segundo método é utilizado quando os recursos geotérmicos produzem, água com temperaturas elevadas ou uma combinação de vapor e água aquecida, proveniente dos reservatórios geotérmicos. O terceiro método, diferentemente dos outros dois, pode funcionar com fontes geotérmicas com temperaturas médias, ou até mesmo, baixas. Este método de geração de energia essencialmente elimina qualquer uso consultivo da água, uma vez que após ter trocado calor, o fluido geotérmico é ré-injetado no poço. Algumas usinas combinam simultaneamente o segundo método e o terceito, dando origem a processos híbridos.

-Uso direto do calor

As fontes geotérmicas de baixas temperaturas são mais indicadas para o aproveitamento direto do calor. A água naturalmente aquecida a uma temperatura acima de 35°C pode fornecer as condições adequadas ao desenvolvimento de uma série de atividades realizáveis através do uso dessa energia. O aquecimento das águas em parques aquáticos, calefação de ambientes e o uso doméstico da água quente são alguns exemplos. Diversas cidades da Califórnia possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com