TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA GEOTERMICA

Por:   •  15/10/2015  •  Dissertação  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3
  1. A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4000 ºC. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radiativos no interior do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um reservatório subterrâneo, á aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir temperatura de até 370ºC sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização. Baseado nessa informação assinale V [VERDADEIRO] ou F [FALSO] para as afirmações sobre usinas geotérmicas.

(F) Utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.

(F) Funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica.

(V) Podem aproveitar a energia química transformada em térmica no processo de dessalinização.

(F) Assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito á conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.

(F) Transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica.

  1. Relacione a primeira coluna com a segunda, identificando a função dos equipamentos e componentes de uma usina hidrelétrica.

  1.  Turbina  2. Eixo  3. Mancal  4. Excitatriz  5. Estator  6. Regulador de tensão

Função

(6-Regulador de tensão) Atua diretamente na excitatriz, aumentando ou diminuindo a corrente continua de campo.

(5-Estator) Possui diversos enrolamentos onde são induzidas tensões alternadas pelo campo magnético girante.

(1-Turbina) Transforma energia potencial hidráulica em energia mecânica.

(3-Mancal) Sustenta o eixo do gerador.

(4-Excitatriz) Fornece corrente contínua para a criação do campo magnético.

(2-Eixo) Transmite energia mecânica da turbina para o gerador e excitatriz.

(6-Regulador de tensão) É responsável pela modificação dos valores de tensão e potência reativa geradas.

  1. Quais as principais diferenças entre uma bateria e a célula a combustível?

R: A bateria é um dispositivo de armazenamento de energia, a energia máxima disponível por uma bateria é determinada pela quantidade de reação química armazenada no seu interior, a bateria cessa de produzir energia elétrica quando essas reações são consumidas.

Enquanto a Célula Combustível é um dispositivo de conversão de energia que teoricamente possui capacidade de produzir energia elétrica constante enquanto os eletrodos forem alimentados. A degradação e falhas nos componentes limitam sua vida útil.

  1. O potencial de utilização de fontes renováveis como solar e eólica para a produção de eletricidade é limitado por sua característica intermitente e pela dificuldade de utilizar eletricidade em algumas aplicações. A matriz energética global seria profundamente alternada se essas formas de energia fossem convertidas em uma energia que pudesse ser facilmente armazenada e transportada, atendendo áreas de difícil acesso para a eletricidade convencional. Indique uma forma de energia que pode atender esta demanda. Justifique.

R: O hidrogênio pode revolucionar a forma como a energia é utilizada e distribuída hoje em dia. Ele tem sido considerado o “combustível perfeito” pois não é poluente e pode ser produzido a partir da energia solar ou eólica, e

água, oferecendo para a humanidade uma fonte inesgotável de energia renovável.

  1. As características do vento são variáveis em relação ao tempo e ao espaço. Sendo a velocidade a principal característica, o conhecimento de seu comportamento em um determinado local é de primordial importância para a instalação de uma turbina eólica. Também é importante o estudo do vento no espaço, verificando-se suas características em todas as direções. Você concorda ou discorda dessa consideração? Justifique.

R: Resposta pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com