TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Geotermica

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia Mecânica

Atividade 4

2º Semestre A

Prof:

Resumo do filme O poder da energia geotérmica

A Terra é formada por grandes placas que em seu interior existe magna que aquecem rochas derretidas e formam gêiseres e minas de agua quente, pode se usar o vapor de agua gerado pelas essas rochas aquecidas pela magna através de perfurações e conduzir o vapor para movimentar uma turbina e gerar energia elétrica dando o nome de energia geotérmica.

Desde o ano de 1904 após uma tentativa frustrada engenheiros e geólogos estudam formas de fazer essas perfurações, e em 1970 um campo de gêiseres na Califórnia surgiam várias usinas geotérmicas. Para se fazer essas perfurações usa-se uma perfuratriz que com uma broca na ponta corta as rochas duras, mas isso é um processo caro, pois uma broca não dura mais de 40 horas de trabalho podendo até se levar 5 meses para terminar um poço.

E quando o poço chega até esses vapores são drenados até a superfície através de tubulações específicos chegam até uma turbina da usina. Em meados dos anos 80 os geólogos descobriram que esse processo geotérmico também se esgota fazendo que as usinas geotérmicas caíssem sua produção em 50% obrigando a estudar outra forma de gerar vapores na subsuperfície.

E após esse conhecimento de esgotamento de vapores, descobriram que também pode se gerar energia geotérmica e lugares que não existem gêiseres que consiste em um poço injetar agua fria da superfície até a rochas aquecidas pelo magna e retornando em outro poço novamente na superfície em forma de vapor.

As perfurações que são caras e demoradas também levaram os engenheiros a fazerem estudos de novas formas de perfurações que cortassem as rochas duras mais facilmente, onde estão em testes uma perfuratriz que fura a rocha com mais facilidade usando um gás de hidrogênio que gera uma chama pouco visível podendo chegar a 1800 C° furando a rocha com mais facilidade.

A energia geotérmica pode se tornar a energia mais usada no mundo por não ser poluente, não gerar resíduos tóxicos, pouca área de construção de usina, mas para isso se tornar viável no mundo todo, engenheiros e cientistas tem que criar maneiras de fazer poços e injeções de agua na rocha quente com mais rapidez e menos custos.

Respostas da atividade 4

1. Onde estão instaladas as Usinas Geotérmicas?

Região florestal da Califórnia, Ilha no norte do Atlântico da Islândia.

2. Qual é a melhor localização para a instalação de uma Usina Geotérmica e por quê?

Em zonas geológicas propicias e gêiseres, porquê os recursos híbridos estão em contato coma a larva quente derretida e as fontes hibridas tem bastante permeabilidade para chegar até a superfície.

3. Quais são os benefícios ambientais provenientes da utilização da energia de uma Usina Geotérmica?

Não é poluente, as centrais não precisam de muito espaço de forma que o impacto ambiental é bastante reduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com