TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia Da H1n1 No Brasil E No Mundo

Exames: Epidemiologia Da H1n1 No Brasil E No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A gripe influenza é doença infecciosa aguda que tem origem viral e acomete o trato respiratório. Todos os invernos atinge mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, causando a morte de cerca de 20 a 40 mil pessoas anualmente. O agente etiológico é Myxovírus influenza ou vírus da gripe. Este se subdivide nos tipos A, B e C, sendo que apenas os do tipo A e B apresentam relevância clínica em humanos. O vírus influenza apresenta enormes taxas de mutação, o que frequentemente resulta no surgimento de novas variantes virais na comunidade, para as quais a população não apresenta imunidade. São poucas as opções disponíveis para o controle da influenza. Dentre essas, a vacinação constitui a forma mais eficaz para o controle da doença e de suas complicações. Em função das mutações que ocorrem naturalmente no vírus influenza, é recomendado que a vacinação seja anual. O diagnostico laboratorial da infecção do vírus influenza A é fundamental para tratamento e medidas de controle da população, por isso exames inespecíficos não ajudam no desfeche. Atualmente a técnica mais utilizada é o RT-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real) utilizada para detectar os tipos de influenza. Portanto, o presente estudo teve como objetivo comparar a situação epidemiológica do mundo e do Brasil desde fase de pandemia no ano de 2009 ate os dias de hoje.

Descritores: Influenza, epidemiologia.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

HISTORICO 5

VIRUS INFLUENZA A - H1N1 6

EPIDEMIOLOGIA 7

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA INFLUENZA HUMANA 7

SITUAÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS DA INFLUENZA A/H1N1 NO MUNDO 8

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA INFLUENZA A/H1N1 NO BRASIL 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

A influenza é uma infecção viral que afeta principalmente as vias aéreas superiores e ocasionalmente as inferiores. Existem três tipos conhecidos de vírus da Influenza: A, B, e C, altamente transmissíveis e com grande capacidade de sofrer transformações em sua estrutura genética, sendo o subtipo A o mais mutável deles sendo o causador das principais epidemias e pandemias já registradas, incluindo a mais recente de H1N1 popularmente chamada de “Gripe Suína”.

Por definição do Ministério da Saúde, é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus A, do subtipo H1N1. É um novo subtipo, que surgiu no México em março de 2009. A principal complicação é a pneumonia, que leva a internação hospitalar e pode seguir a óbito. Posteriormente, o vírus passou a ser identificado por Influenza pandêmica (H1N1)2009.

Em abril do ano de 2009, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA isolou e identificou o novo vírus H1N1 com potencial pandêmico.

Houve a notificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em 25 de abril de 2009, foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), seguindo o que estava estabelecido no Regulamento Sanitário Internacional do ano de 2005. Estado de pandemia foi declarado pela OMS devido à rápida propagação do vírus A.

No mesmo dia em que a OMS comunicou a ESPII, no Brasil o Ministério da Saúde instalou o Gabinete Permanente de Emergência de Saúde Pública. Os primeiros casos foram confirmados no Brasil, no dia 7 de maio de 2009 mas todos os quatro pacientes foram contaminados em viagens para o exterior. Os exames foram realizados em laboratórios de referência, como os da Fiocruz e do Adolfo Lutz e estes casos foram tratados e curados.

Entretanto, na fase inicial, foi preciso esperar que fossem importados os kits para o diagnóstico. Em 29 de junho de 2009, o Ministério da Saúde anunciou o primeiro óbito no Brasil causado pelo vírus Influenza A H1N1. A partir de então, no Brasil, a pandemia foi dividida em duas fases: fase de contenção e fase de mitigação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estava, desde os primeiros alertas, atenta aos riscos da doença. Em um comunicado à imprensa, no dia 24 de abril de 2009, avisou que seriam intensificadas as ações de vigilância sanitária e de controle sanitário nos pontos de entrada no nosso país. A ANVISA faz parte do Gabinete de Permanente de Emergência de Saúde Pública e continuou emitindo alertas e informes técnicos durante e após a pandemia. O total de óbitos no Brasil causados pela influenza pandêmica em 2009 foi de 1705, concentrados principalmente no Sul e Sudeste, onde as taxas de mortalidade foram de 2,42 e 1,03, respectivamente.

O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar considerações dos aspectos sanitários dos eventos ocorridos durante e após a pandemia causada pelo vírus Influenza A (H1N1) no ano de 2009, bem como, a epidemiologia do vírus no Brasil e no mundo.

HISTORICO

Segundo dados do Ministério da Saúde, as primeiras suspeitas de infecção pelo vírus Influenza ocorreram por volta do século V a.C. por Hipócrates, este relatou casos de uma doença respiratória que matava muitas pessoas em somente uma semana e depois desaparecia.

A primeira epidemia de gripe ocorreu em 1889 e morreram cerca de 300 mil pessoas, principalmente idosos, em decorrência de complicações, como pneumonia bacteriana secundária.

Ficou conhecida como a “Gripe Espanhola” devido ao grande número de mortos na Espanha, apareceu em dois períodos diferentes durante o ano de 1918. O primeiro ocorreu em fevereiro, bastante contagiosa, porém uma doença branda, não ultrapassando mais que três dias de febre e mal-estar. Já a segunda ocorreu em agosto, e tornou-se mortal. Enquanto o primeiro período de gripe atingiu principalmente os Estados Unidos e a Europa, o segundo devastou grande parte do mundo, atingindo também nas populações da Índia, Sudeste Asiático, Japão, China e Américas Central e do Sul.

Rapidamente o vírus chegou ao Brasil, precisamente no final de setembro de 1918. Os marinheiros que prestavam serviço militar em Dakar, na costa atlântica da África, desembarcaram doentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com