TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização em Políticas Sociais Integradas

Por:   •  15/2/2019  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica

Nome: Abgail Elaine de Oliveira Pereira

Curso: Especialização em Políticas Sociais Integradas           Data: 18/02/2019

Disciplina: Moradia e Meio Ambiente

Social Enterprise Knowledge Network – SKP-015

APRIL 08, 2011

Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas

Esta disciplina tem como tema a questão habitacional e ambiental no Brasil. Assim, será objeto da disciplina a compreensão do surgimento de tais questões a partir do processo de urbanização e industrialização brasileira, bem como a análise de como o Estado vem respondendo historicamente a essas questões através das legislações e políticas públicas.

Será tratado, também, o tema da Reforma Urbana como um movimento pelo direito à cidade, à moradia e ao meio ambiente socialmente justo e equilibrado que culminou na criação do Estatuto das Cidades e na atual Política Nacional de Habitação.

Serão analisados, ainda, os programas habitacionais existentes hoje em âmbito nacional e os conflitos que perpassam o direito à moradia e a preservação ambiental na atualidade.

É importante debater esse tema, especialmente com os profissionais que atuam na execução e formulação de políticas sociais e na garantia de direitos, na medida em que pensar o direito à moradia e ao meio ambiente pressupõe a garantia de habitações com infraestrutura básica (saneamento, água tratada e coleta de lixo) acessível a grupos vulneráveis da sociedade (idosos, mulheres, crianças, pessoas com deficiência), bem como a garantia de um meio ambiente equilibrado que não ofereça riscos sociais.

O estudo de caso relata as reflexões sobre o planejamento estratégico de uma empresa brasileira de mineração, a Samarco, e quais estratégias socioambientais serão relevantes a serem incorporadas no Planejamento da empresa. De um lado, o gerente de Meio Ambiente defende a responsabilidade social como um dos valores da empresa e a necessidade de se ampliar projetos com ações relacionadas ao desenvolvimento comunitário com objetivos de minimizar os impactos da empresa e reduzir riscos para o meio ambiente e para as comunidades que habitam a região, além de minimizar que os movimentos sociais ambientais dificultem as ações da empresa na região. De outro lado, o gerente financeiro contrário a extensão de projetos de desenvolvimento socioambientais, defende que a empresa tem que investir em áreas mais estratégicas e com resultados mais relevantes para competitividade empresarial.

No estudo de caso são tratadas questões relevantes para a disciplina, tais como A questão ambiental no Brasil e a legitimação do discurso ambiental na atualidade; O conceito de vulnerabilidade ambiental e justiça social; A distribuição desigual dos impactos ambientais; O conflito socioambiental.

C. Objetivos de aprendizagem: Através da análise do estudo de caso, o objetivo será trabalhar os conceitos de Questão Ambiental; Justiça e Vulnerabilidade Ambiental; Conflito Socioambiental e os principais agentes sociais que atuam neste conflito. D. Dinâmica de aplicação do Caso: Dividir os alunos em grupos de três ou quatro pessoas e a partir da leitura do estudo de caso e da escolha de algum acontecimento de desastre ambiental ocorrido no Brasil que tiveram impactos diretos na população, pedir que produzam um texto sobre a responsabilidade socioambiental das empresas, baseando-se nos conceitos de Justiça, Vulnerabilidade Ambiental e Conflito Socioambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com