TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Ciencia Metodologica

Ensaios: Estudo Da Ciencia Metodologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PROJETOS UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA

Francielle de Camargo

Introdução

Partindo do pressuposto que a Ciência não se constitui de uma verdade absoluta, pronta e acabada, buscamos desenvolver os campos de atuação da Ciência, seus contextos e valores. Esse fenômeno se caracteriza por um conjunto de processos organizados, elaborado pelo homem ao longo de sua história, resultando na construção do conhecimento científico.

Ao direcionar nosso olhar para sociedade, em geral vemos que o educando ainda sai da escola com conhecimentos científicos insuficientes para compreender o mundo que o rodeia. Portanto, é necessário rever o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, de modo que o modelo tradicional de ensino, no qual se prioriza a memorização dos conteúdos, sem a devida reflexão, seja superado por um modelo que desenvolva a capacidade dos educandos em buscar explicações científicas para os fatos, através de posturas críticas, referenciadas pelo conhecimento científico.

Ao considerarmos o contexto escolar, remetemo-nos a uma compreensão da necessidade que a escola possui de obter materiais didáticos nas aulas e, principalmente, manter parcerias com instituições de divulgação de Ciência.

Dentro dessa concepção, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, um centro de Ciência, articula e facilita o processo de ensino e aprendizagem, por ser um fomentador da construção do conhecimento científico.

A partir do entendimento dos benefícios que essas parcerias podem trazer para a escola, buscamos implementar uma proposta para complementar as aulas em sala. Ao longo das atividades, alcançamos vários resultados positivos, motivando, assim, sua divulgação, para levá-las ao conhecimento de mais pessoas.

Para trabalharmos tais propostas, buscamos desenvolver os conteúdos em uma perspectiva de projetos. O trabalho com projetos nos remete à interdisciplinaridade. Assim, há a complementação entre as Ciências, sendo esta uma co-propriedade, ou seja, as disciplinas são tratadas de modo que uma complemente a outra.

Nossos esforços estão no sentido de desenvolver uma metodologia baseada no ensino de Ciências, e principalmente trabalhar a Astronomia, devido à importância dessa Ciência nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O campo epistemológico da Astronomia é fascinante e nos permite ricas discussões em grupo acerca do conhecimento adquirido, com uma abrangência de informações qualitativas, saindo portanto da zona de conforto, tendo como base as primeiras séries do Ensino Fundamental.

Como afirma Caniato (1994, p. 10), “a alternância do dia e da noite, ou melhor do claro e escuro sempre condicionou toda a vida sobre a Terra. Porém muitos milênios se passaram antes que o homem percebesse o Sol como a causa da iluminação”.

O trabalho proposto com os alunos concretizou-se partindo desses princípios, ou seja, da retomada do conhecimento adquirido pelo homem social. Conhecimento este estabelecido entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido.

Descrição das Atividades na Escola

As atividades foram realizadas em uma Escola Municipal na cidade de Foz do Iguaçu – PR. As observações, monitorias e docência foram desenvolvidas na 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental, no turno matutino, o projeto se deu em um total de 78hs aula e 20hs observações. Os principais conteúdos desenvolvidos nas turmas foram definidos a partir da referência do plano de Orientação da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu – Estado do Paraná, sob a orientação da Secretaria Municipal de Educação.

A seguir, expõem-se os temas trabalhados na 3ª série:

a) Sol;

b) Movimento da Terra;

c) Outros corpos celestes;

d) Orientação e localização espacial.

Na 4ª série, foram trabalhados:

a) Sistema Solar;

b) Posição da Terra e demais planetas;

c) O Sol como centro do Sistema Solar e fonte de energia;

d) Atmosfera;

e) Camada de ozônio;

f) Efeito estufa;

g) Aquecimento global.

Todos os temas foram trabalhados de forma contextualizada, com materiais didáticos. A seguir, apresenta-se o plano de ação/atividades realizado:

a) Apresentação;

b) Produção de textos;

c) Minipalestra explicativa;

d) Jogos, brincadeiras e dinâmicas de grupos;

e) Cartazes explicativos;

f) Questionários;

g) Desenhos;

h) Filme.

Foram utilizados os seguintes recursos/materiais:

a) Maquete de simulação do sistema Terra-Lua-Sol;

b) Globo terrestre;

c) Quebra cabeça do Sistema Solar;

d) Dominó do Sistema Solar.

Como afirmam Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986, p. 14), o “ensino de Ciências deve partir do conhecimento que as crianças possuem, transformando-o em conhecimento científico e reconstruindo sua realidade dentro do contexto dos novos conhecimentos”.

Para Mello (1997), a educação científica se concretiza quando o aluno pensa com os conceitos, interpreta o mundo que vai conhecendo, busca explicações para as situações e para os fenômenos que vivencia. A curiosidade é essencial nesse processo e deve estar associada a observações, investigações, levantamento de hipóteses, comparações, análises, discussões, bem como a busca por informações, e elaborações de conceitos provisórios.

O conjunto de saberes do educando deve ser considerado o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo relações com o seu cotidiano e com outras dimensões do meio social.

Nesse contexto, ressalta-se a importância de trabalhar a disciplina de forma contextualizada, ou seja, com situações que permitam ao educando estabelecer relações dos diversos elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com