TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Artigos Científicos: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade de Saúde Ciências Humanas e tecnológicas do Piauí - NOVAFAPI

Disciplina de Histologia e Embriologia Oral

Curso de Odontologia Prof. José Zilton Lima Verde Santos

ESTUDO DIRIGIDO ESTRUTURAS BUCAIS

1) Quais os tecidos que constituem um dente?

Esmalte, dentina, polpa e cemento.

2) Diferencie a dentição decídua da permanente com relação aos dentes.

Os dentes das dentições primária (decídua) e secundária (permanente) formam-se, essencialmente, do mesmo modo, em tempos diferentes. Toda dentição primária é iniciada entre a sexta e oitava semanas de desenvolvimento embrionário ,sendo que os dentes permanentes sucessores, entre a vigésima semana intra-uterina e o décimo mês após o nascimento, e os molares permanentes entre a vigésima semana intra-uterina (primeiro molar) e o quinto ano de vida (terceiro molar).

3) Sobre o esmalte responda:

a) Localização:

Envolvido à dentina na região da coroa dentária anatômica.

b) Constituição:

O esmalte consiste principalmente de material orgânico (96%) e apenas uma pequena quantidade de substancia orgânica e água (4%). O conteúdo inorgânico do esmalte é um cristalino fosfato de cálcio e hidroxiapatita e o material orgânico pode ser observado melhor no esmalte em desenvolimento parcialmente mineralizado o corpo desse material é composto pelo polipeptídeo amelogenina rico em tirosina, uma sequência de peptídeos firmemente ligados aos cristais de hidroxiapatita, assim como às proteínas não-amelogeninas.

c) Célula responsável pela formação de esmalte:

A célula responsável pela formação do esmalte são os ameloblastos, que cobrem toda a superfície do esmalte, à medida que se forma, mas são perdidas, quando o dente emerge na cavidade oral. A perda dessas células torna o esmalte um tecido não-vital e insensível que, quando destruído (normalmente por desgaste ou cáries), não pode ser substituído ou regenerado.

d) Características:

O esmalte forma um revestimento protetor, de espessura variável, sobre toda a superfície da coroa;

Por causa de seu conteúdo em sais minerais e pelo arranjo cristalino, o esmalte é o mais duro tecido calcificado do corpo humano;

Outra propriedade física do esmalte é sua permeabilibade;

A cor do esmalte varia de branco-amarelado até branco acinzentado. Tem sido sugerido que a cor seja determinada por diferenças na translucidez, sendo que um dente amarelado possuiria um esmalte delgado e translucido que tornaria visível a cor amarela da dentina, enquanto um dente acinzentado possuiria um esmalte mais opaco. A translucidez pode ser atribuída a uma variação no grau de calcificação e homogeneidade do esmalte.

4) Sobre a dentina responda:

a)Localização:

Envolvida à polpa do dente.

b)Constituição:

A dentina consiste de 35% de matéria orgânica e água e 65% de material inorgânico. A substância orgânica consiste de fibrilas colágenas e uma substância orgânica fundamental de mucopolissacarídeo (proteoglicanos e glicoaminoglicanos) e o componente inorgânico consiste de hidroxiapatita, como no osso, semente e esmalte onde cada cristal de hidroxiopatita é composto de vários milhares de unidades. A dentina também contém pequenas quantidades de fosfato, carbono e sulfato.

c)Célula responsável pela formação de esmalte:

A dentina é formada por células chamadas odontoblastos, que se diferenciam a partir de células ectomesenquimais da papila dentária, sob a influência organizadora das células do epitélio dentário interno. Os odontoblastos produzem uma matriz orgânica extracelular que, uma vez mineralizada, passa a se chamar dentina.

d)Características:

Um aspecto característico da dentina é sua permeabilização por túbulos estreitamente comprimidos, que atravessam toda a espessura e contêm extensões citoplasmáticas das células que a formaram e que agora a mantêm. Essas células chamam-se odontoblastos, cujos corpos celulares estão alinhados ao longo da extremidade interna da dentina, onde formam a divisão periférica da polpa dentária.

5) Defina a polpa dentária e relatando suas principais funções.

A câmara pulpar central, envolta pela dentina, é preenchida por um tecido conjuntivo mole chamado polpa. Anatomicamente, a distinção entre dentina e a polpa é uma prática comum. A dentina é um tecido duro; a polpa é mole (e se perde em dentes não-vitais, deixando uma câmara vazia claramente identificável). Entretanto, embriologicamente, histologicamente e funcionalmente, dentina e polpa são consideradas em conjunto. Essa unidade é exemplificada pelas funções clássicas da polpa: ela é (1) formadora, pois produz a dentina que a envolve; (2) nutridora, uma vez que nutre a dentina vascular; (3) protetora, já que comporta nervos que dão à dentina sua sensibilidade; (4) reparadora, por ser capaz de produzir nova dentina, quando necessário. Todas essas funções da polpa dentária são relacionadas à dentina.

6) Sobre o cemento e o Ligamento periodontal responda:

a) Onde estão inseridas as fibras do ligamento periodontal?

As fibras estão mergulhadas no cemento e no osso alveolar, de tal forma que o ligamento promove uma continuidade entre os tecidos conjuntivos mineralizados do periodonto através de um tecido não-mineralizado.

b) Quais as principais características do cemento, como se classifica e qual suas funções?

O cemento é duro e semelhante ao osso, cobrindo as raízes dos dentes e sendo firmemente “cementado” à dentina da raiz. É um tecido conjuntivo mineralizado muito semelhante ao osso, exceto pelo fato de ser avascular. Aproximadamente 50% mineralizado (novamente, com cristais de hidroxiapatita), sua matriz orgânica é constituída de colágeno.

A dois tipos de cemento: celular e acelular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com