TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Genética

Dissertações: Estudo Dirigido De Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

1. Considere uma célula onde os alelos B e b estão num par de cromossomos homólogos e os alelos D e d em outro par de cromossomos homólogos. Esquematize uma mitose para essa célula, demonstrando cada uma das etapas desse processo e como serão as células filhas em relação a esses dois pares de alelos.

2. Utilizando a mesma célula da questão anterior, esquematize uma meiose completa e seus produtos finais, sem considerar a ocorrência de Crossing over.

3. Um homem produz os seguintes tipos de gametas, em iguais proporções: AB, Ab, aB e ab. Supondo que os genes A (ou seu alelo a) e B (ou seu alelo b) estão presentes em cromossomos diferentes, represente, esquematicamente, a constituição cromossômica desse homem, considerando apenas esses dois pares de homólogos.

4. As células humanas tem normalmente 46 cromossomos. Para cada um dos estágios, diga qual o número de cromossomos presentes em uma célula humana:

a) Metáfase da Mitose

b) Metáfase I da Meiose

c) Telófase da Mitose

d) Telófase I da Meiose

e) Telófase II da Meiose

5. Um indivíduo é heterozigoto em dois loci, tendo o genótipo DdEe. Sabe-se que esses genes estão situados num mesmo par de homólogos. Quais serão os genótipos dos gametas desse indivíduo:

a) Em células onde não ocorra Crossing Over entre esses loci gênicos.

b) Em células onde ocorram Crossing Over entre esses loci gênicos.

6. Em abóboras, frutos brancos são dominantes sobre frutos amarelos. Se uma planta homozigota para frutos brancos é cruzada com uma planta de frutos amarelos, dando descendentes, qual será o resultado do cruzamento de um desses descendentes com a planta amarela da geração parental?

6. O gene autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que condiciona pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 filhotes, dos quais 360 tinham pêlos curtos. Entre os filhotes de pêlos curtos, qual seria o número esperado de heterozigotos?

8. Na espécie humana, o fenótipo lobo aderente da orelha é condicionado por um gene recessivo em relação ao alelo que condiciona lobo solto. Do casamento entre dois indivíduos com orelhas de lobos soltos, ambos heterozigotos, quais serão os possíveis genótipos e fenótipos esperados para os filhos do casal?

9. Determine a probabilidade de que uma planta de genótipo AaBb seja obtida a partir de um cruzamento entre parentais AaBb e Aabb.

10. Duas plantas de ervilha foram cruzadas entre si, obtendo-se a seguinte prole:

3/8 Sementes Amarelas Lisas

3/8 Sementes Amarelas Rugosas

1/8 Sementes Verdes Lisas

1/8 Sementes Verdes Rugosas

Quais os genótipos e os fenótipos das plantas de ervilha cruzadas?

11. Faça a transcrição da seqüência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com