TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Questão

Ensaio: Estudo Dirigido Questão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Ensaio  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

ED 4

Questão 1 - Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies. O progresso trouxe uma série de problemas paralelos. Enquanto o homem caminha em direção a uma utópica qualidade de vida com uma infinidade de facilidades tecnológicas, vai deixando atrás de si um rastro macabro de destruição e um trágico caminho de mortes. As destruições se acumulam nas situações mais singelas da interferência humana: desde a acanhada produção doméstica de lixos e resíduos esgotados pelos processos de saneamento - nem sempre adequados, mas sempre e fatalmente danosos ao ambiente – até interferências espetaculares e desastrosas como inúmeros acidentes com materiais poluentes, tóxicos ou radioativos que vivem assombrando os noticiários a intervalos sempre menos espaçados.

Questão 2 – No mundo de hoje, capitalista, o lucro, o progresso e o desenvolvimento são o que mais importam. Mas há um assunto que vem ganhando grande importância: o meio-ambiente. Aquecimento global, desmatamento, queimadas, poluição do ar, do solo e da água, animais em extinção, lixo, esgoto, tudo isso vem acontecendo em nosso planeta como resultado de séculos de negligência do homem, que só se deu conta disso recentemente. Então, como podemos salvar o nosso planeta sem prejudicar o desenvolvimento da humanidade? Desde os primórdios da civilização, o homem busca formas de melhorar sua vida, facilitar seu trabalho, garantir seu conforto. E todas as inovações que aconteceram, principalmente na indústria tiveram um impacto sobre o meio-ambiente. Mas o homem não se preocupou, pois, vendo a vastidão dos oceanos, das florestas, nunca pensou que pudesse prejudicar o meio-ambiente. Mas, hoje, ele percebeu o mal que vem causando à natureza. As indústrias, as cidades, a agricultura, surgiram para melhorar nossas vidas, garantir nosso bem-estar, gerar emprego. O homem conseguiu garantir o nosso desenvolvimento, o progresso, a melhor qualidade de vida, mas também é preciso se preocupar com o meio-ambiente, que nos oferece tantas riquezas, tanta beleza, exuberância, e biodiversidade. Tudo isso precisa ser preservado.

Questão 3 – Observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea, orientado para criar as condições que formem uma nova consciência sobre o valor da natureza e para reorientar a produção de conhecimento baseada nos métodos da interdisciplinaridade e nos princípios da complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com