TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre O Artigo De Comissões Farmacoterapêuticas

Dissertações: Estudo Sobre O Artigo De Comissões Farmacoterapêuticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo sobre o artigo de comissões farmacoterapêuticas

A Saúde tem avançado a passos largos nos últimos anos, da mesma maneira é crescente a preocupação com seus serviços. Tendo em vista razões éticas e econômicas relacionadas aos medicamentos (insumos importantes nesse processo de incorporação tecnológica), faz-se necessária a aplicação racional dos mesmos. Nas bases para a avaliação dessa aplicabilidade se encaixam: o máximo benefício com o mínimo de risco e ao mesmo tempo com a maximização dos recursos financeiros. É fato que muitas nações empregam uma fatia grande de seu orçamento em fármacos, mas nada representassem eficácia quando os recursos são desperdiçados com medicações inseguras e inapropriadas. Reverter a má gestão na aquisição e utilização dos medicamentos tem sido uma problemática complexa na reforma do cuidado em saúde.

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, as reações adversas a medicamentos estão entre a quarta e a sexta causa de morte, somando 106 mil casos por ano, ocasionando maior tempo de internação e aumento dos custos de hospitalização quando comparados a pacientes sem reação.

A resistência microbiana está diretamente relacionada ao uso irracional de antimicrobianos na atenção primária e ambiente hospitalar, implicando em uso de fármacos mais onerosos e praticamente inacessíveis para muitos programas de atenção primária como a estratégia saúde da família (ESF).

Outro fato importante á racionalidade medicamentosa é a velocidade em que os mesmos são produzidos e colocados no mercado. Exige-se dos profissionais de saúde constante aprimoramento, levando em conta que na maioria das vezes são pequenas mudanças na sua estrutura molecular não trazendo melhorias significativas no ponto de vista terapêutico, possibilitando a contenção de gastos.

Uma das estratégias adotadas para organizar as ações que devem dar conta de aprimorar a utilização dos fármacos nos equipamentos de saúde é a atuação da Comissão de Farmacoterapêutica (CF). Seus efeitos benéficos concentram-se em monitorar e promover a qualidade no uso de medicamentos e conter os custos no hospital e em outros serviços de saúde, esta iniciativa é muito bem aceita em países desenvolvidos. Os objetivos da CF são : oferecer avaliação educação e consultoria aos profissionais da instituição sobre todas as questões relacionadas ao uso de medicamentos, incluindo a pesquisa clínica; selecionar os fármacos, desenvolver e manter atualizado o formulário terapêutico; estabelecer programas e procedimentos sobre custo-efetividade dos fármacos para que haja uma terapêutica medicamentosa segura e eficaz; estabelecer programas de educação continuada sobre o uso de fármacos para os profissionais da instituição; participar na avaliação da qualidade relacionada à distribuição, à administração e ao uso de medicamentos; monitorar e avaliar as reações adversas aos medicamentos para elaborar as recomendações que previnem tais ocorrências; definir estudos de utilização de medicamentos para elaborar recomendações sobre o uso racional dos fármacos; assessorar o serviço de farmácia na implementação do serviço de distribuição de medicamentos; e divulgar informação e recomendações para todos os profissionais de saúde da instituição.

Constitui-se a CF a partir de uma equipe multiprofissional variando de acordo com a complexidade e tamanho do serviço. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com