TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo a cerca do texto Parametros de atuação do assistente social na saude

Por:   •  2/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo a cerca do texto:

Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na saúde.

Durante a vida, toda e qualquer pessoa necessita dos serviços da saúde e principalmente nesse cenário o assistente social é importante, seja através de informações que serão coletadas e fornecidas para a equipe de saúde como a doença, posição social,cultural e econômico ou em intervenção direta ao usuário , essas informações e ações contribuem para que o paciente seja tratado de forma completa o que torna fundamental a atuação de uma equipe multidisciplinar dentro de uma unidade de saúde.

É de fundamental importância a compreensão dos aspectos, econômicos, sociais e culturais que sempre interferem no processo saúde/doença e cabe ao serviço social a busca de estratégias para reforçar o direito social a saúde.

O assistente social ao participar de trabalho em equipe na saúde dispõem de autonomia em observações e na interpretação das condições de saúde do usuário além da competência distinta para o encaminhamento das ações, isso o diferencia dos demais trabalhadores que atuam na saúde.

As ações socioassistenciais constituem as principais demandas do serviço social. mas não são as únicas, o desemprego,falta de moradia, violência, dependência química acidente de trabalho, entre outras questões, também fazem parte do cotidiano do assistente social.

O reconhecimento se deu a partir das condições que a saúde publica do Brasil passou a apresentar.Em 1990 com a criação do SUS novas formas de organização do trabalho em saúde passaram a ser exigidas por conta das reivindicações do movimento sanitário.

As ações a serem adotadas devem ser de caráter socioeducativo reflexivo às condições históricas seguindo fielmente o código de ética profissional e a lei de regulamentação da profissão.

O código de ética atribui ao assistente social direitos como; garantia e defesa, livre exercício da profissão, participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais entre outras.

O reconhecimento da liberdade como valor ético central, a defesa intransigente dos direitos humanos e o exercício do serviço social sem discriminação são algumas das ferramentas fundamentais para a atuação profissional.

Existe grande importância em caracterizar o atendimento de ação profissional ao tratar dos parâmetros de atuação do profissional na saúde segundo Mioto (2006) apud Mioto & Nogueira (2006):

Se estruturam sustentadas no conhecimento da realidade e dos sujeitos para os quais são destinadas, na definição dos objetos na escolha de abordagem e dos instrumentos apropriados às abordagens definidas.

A Constituição Federal e a Lei 8.080/1990 ressalta a questão social apontando que "a saúde é direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso Universal e igualitário a ações e serviços para a sua promoção e recuperação" isto liga diretamente outros fatores à saúde; alimentação; moradia; saneamento básico; meio ambiente, etc. Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com