TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Serviço Social

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

ESUDA/PÓLO CARUARU

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

LAÍS LIMEIRA NASCIMENTO

EAD 00390978

PROJETO DE AÇÃO

CARUARU, NOVEMBRO/2012

1 – APRESENTAÇÃO        

        

        O presente documento apresenta o Plano de Ação do Estágio Curricular Obrigatório que está sendo desenvolvido no Conselho Municipal de Saúde de Caruaru, diretamente na Secretaria Executiva deste órgão colegiado tendo por supervisora de campo uma Assistente Social que ocupa a função de Secretária.

        Durante a realização do estágio I e II tomamos conhecimento do Plano Plurianual do município e da Programação Anual de Saúde para 2012 e identificamos que a proposta de elaborar um Plano de Educação Permanente para o Conselho ainda não tinha sido contemplada, por este motivo decidimos priorizar esta ação.

        Com a aprovação das Diretrizes Nacionais para o Processo de Educação Permanente no Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), e a elaboração da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), torna-se imprescindível ao Conselho de Saúde de Caruaru um Plano que contemple a formação dos conselheiros.

        Por Educação Permanente para o Controle Social, entende-se os processos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento da ação do sujeito social em torno do cumprimento do direito à saúde e com metodologias participativas, através de processos formais e informais que valorizam as experiências (vivências) das pessoas (BRASIL, 2006).

        

        Lembramos também que todo o Plano de Educação Permanente deve considerar as especificidades regionais, a superação das desigualdades regionais e as necessidades de formação dos envolvidos, devendo se basear na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, conforme dispõe a Portaria GM/MS nº 1.996 , de 20 de agosto de 2007.

2 – JUSTIFICATIVA

            A proposta de elaboração de um Plano de Educação Permanente  representa uma conquista legitimada nas reuniões do Conselho de Saúde e oportuniza o acesso às informações e ao conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) para o efetivo exercício da cidadania à sociedade brasileira e representa um instrumento de grande importância no fortalecimento da democracia participativa.

                

         

3 – Objetivos

3.1 – Objetivo Geral:

        Elaborar um Plano de Educação Permanente para o Conselho Municipal de Saúde de Caruaru que venha disponibilizar para os conselheiros de saúde informações, saberes e conhecimentos necessários à efetividade do controle social.

3.2 – Objetivos Específicos:

- Identificar as demandas de capacitação dos conselheiros de saúde;

- Propiciar aos conselheiros de saúde a compreensão do espaço dos Conselhos como locus de manifestação de interesses plurais, tendo como horizonte a Política de Saúde;

        

- Discutir as diretrizes e os princípios que definem o modelo assistencial do SUS, as metas a serem alcançadas e os obstáculos reais que dificultam a sua efetivação.

        

4 – PÚBLICO ALVO

        Os 48 conselheiros de saúde de Caruaru, sendo 24 titulares e 24 suplentes, logo, serão contemplados todos os segmentos (Usuários, Trabalhadores de Saúde e Gestores/Prestadores.

5 – METAS A ATINGIR

METAS

01

Realizar Seminário sobre Participação Social.

02

Capacitar 100% dos conselheiros até maio de 2013.

03

Estimular a participação dos conselheiros em eventos em encontros estaduais e nacional sobre o Controle Social.

04

Realizar encontros sistemáticos para capacitação dos conselheiros.

05

Utilizar a ferramenta da internet, realizando capacitações através da Rede Nutes e Telessaúde.

06

Realizar Seminário para avaliação do Plano de Educação Permanente do Conselho de Saúde.

6 – METODOLOGIA

        O processo formativo dos conselheiros, conselheiras e outros(as) atores e atrizes sociais para a qualificação e fortalecimento do controle social na saúde do município de Caruaru estará pautado na problematização do cotidiano em que os mesmos estão inseridos, tendo como principais referências a Educação Popular e a Política de Educação Permanente em Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (383.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com