TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Serviço Social

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        03

2.  DESENVOLVIMENTO        04

2.1 LEITURA OBRIGATÓRIA......................................................................................4

2.2 CONHECER A INSTITUIÇÃO ESTUDADA E SUA UTILIDADE NO ÂMBITO DO TERRITÓRIO ONDE ESTÁ LOCALIZADA, COM DESTAQUE PARA A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DENTRO DO SERVIÇO...................................................5

2.3 CONHECER A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL (GESTOR, COORDENADOR, RESPONSÁVEL POR ALGUMA ATIVIDADE ESPECÍFICA), A ORGANIZAÇÃO DESSE SERVIÇO ESCOLHIDO E AS ETAPAS DO PROCESSO DE ACOLHIDA E ATENDIMENTO JUNTO AO PÚBLICO...........................................6

2.4 ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO........................................7

2.4.1 Avaliação das Ações Realizadas........................................................................8

2.4.2 Reflexão Sobre o Agir Profissional....................................................................9

3. CONCLUSÃO        11

4. REFERENCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Nesse relatório adaptado ao COVID-19 iremos vivenciar a junção das experiências vivenciadas durante o desenvolvimento do estágio I, II e III. O estágio curricular obrigatório está sendo desenvolvido no CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, que fica localizado na cidade da Buíque – PE.

Pretende-se com o desenvolvimento desse relatório conhecer a realidade da instituição onde o estágio está sendo desenvolvido, entender as demandas e público alvo que a instituição atende. E o mais importante identificar as atribuições da atuação do Assistente Social na instituição.

Diante da situação em que nos encontramos estamos impossibilitados de frequentar o campo de estágio, assim com as experiencias já vividas no estágio I, II e III é possível que tenhamos uma percepção das atividades realizadas pelo Assistente Social, bem como suas competências e atribuições profissionais dentro da instituição.

A Constituição Federal reconheceu a Assistência Social como política pública que integra o Sistema de Seguridade Social, de responsabilidade do Estado e direito daqueles que dela necessitam. Em 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social criou uma nova matriz para a política de assistência social, que a insere no sistema de proteção social articulada com as outras políticas do campo social, voltadas à garantia de direitos e de condições dignas de vida.

Com o novo modelo de relatório para a obtenção da nota bimestral iremos desenvolver o seguinte roteiro de desenvolvimento. O total de horas para contemplar a carga horária necessária para a aprovação é de 150hrs e assim teremos atividades que supriram essa carga horária.

Assim teremos em um primeiro momento uma leitura obrigatória para a produção de um texto correlacionando a leitura com a instituição onde o estágio foi desenvolvido no segundo ponto irá caracterizar a instituição onde o estágio está sendo desenvolvido.

Em terceiro ponto iremos explanar a atuação e competências do Assistente Social na instituição, e por fim teremos a produção do desfecho desse relatório teremos uma avaliação das ações vivenciadas na instituição.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. LEITURA OBRIGATÓRIA

Com a leitura obrigatória disponibilizada para está fase do relatório adaptado ao COVID-19, podemos ter o entendimento diante da importância do monitoramento das políticas sociais e de como esse monitoramento auxilia nos resultados positivos dos índices de desenvolvimento humano.

Assim o monitoramento tem o propósito de subsidiar a gestão dos programas com informações tempestivas, simples e em quantidade adequada para a tomada de decisão. Para isto, precisa-se de indicadores coletados e calculados com uma periodicidade que permita aos gestores reagir ainda dentro de um ciclo de execução do programa.

Além disso, é preciso que as informações geradas pelos indicadores sejam apresentadas em formato de fácil consumo pelos gestores, ou seja, para que estes tenham rápida apreensão do desempenho do programa. Por isso, a importância de painéis de monitoramento.

Dentro da instituição CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, o Assistente Social tem o papel fundamental no monitoramento das políticas sociais o profissional como gestor tem a função elaboração de projetos, avaliação de programas e projetos sociais, capacitação de recursos, gestão de pessoas, socializando informações e conhecimentos.

Sendo assim, o trabalho desenvolvido pelo profissional no CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social nas esferas de formulação, gestão e execução da política social é, indiscutivelmente, peça importante para o processo de institucionalização das políticas públicas, tanto para a afirmação da lógica da garantia dos direitos sociais, como para a consolidação do projeto ético político da profissão.

Com esse entendimento da importância do monitoramento das políticas sociais podemos relacionar que uma boa eficiência das políticas sócias reflete nitidamente em bons índices de desenvolvimento humano – IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.

Diante desse conceito básico o CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social como instituição de oferta de serviços voltados a políticas sociais, o Assistente Social como mediador dessa oferta tem um papel muito importante no que diz respeito ao monitoramento das políticas sociais para que tenhamos bons índices de desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com