TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Serviço Social

Por:   •  24/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

GHELLEM CRISTINE DE SOUZA PIRES – RA: 0111001843

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – REFORMULADO PARA ATENDER AS RESTRIÇÕES ESTABELECIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19

Taboão da Serra

2020

GHELLEM CRISTINE DE SOUZA PIRES – RA: 0111001843

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Educacional Taboão da Serra, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

TUTORA EAD: TANIA MARIA PEREIRA CORREIA

Taboão da Serra

2020

SUMÀRIO

Capítulo 1 – Introdução        04

Capítulo 2 – A Instituição        05

Capítulo 3 – Conclusão        12

Capítulo 4 – Referências bibliográficas        13

Capítulo 1 - Introdução

        O objetivo do estágio foi observar habilidades do conteúdo teórico do curso na prática profissional, abordando os serviços realizados pelos Assistentes Sociais na Instituição.

        O relatório de estágio foi elaborado com estudo realizado sobre os programas, projetos e ações desenvolvimento pela AACD – Associação de Apoio a Criança Deficiente, onde observamos desde o início, a partir da inserção destas pessoas na Instituição até seu tratamento.

        O presente documento tem como finalidade apresentar a Instituição e mostrar a importância do profissional do Serviço Social no desenvolvimento de seus serviços.

Capítulo 2 – A Instituição

        

        A Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD), inscrita no CNPJ 60.979.457/0001-11, com sua matriz administrativa localizada no Ibirapuera, sito a Av. Professor Ascendino Reis, 724, foi fundada no ano de 1.950, especificamente em 03 de agosto, pelo especialista em Ortopedia Dr. Renato da Costa Bomfim, que sempre alimentou dentro de si, o desejo de ajudar e melhorar a qualidade de vida do maior número de pessoas com deficiência do Brasil, seu maior objetivo era trazer para o país a mesma excelência dos vários centros de reabilitação que ele havia visitado no exterior.

        Ao visitar os Estados Unidos, o Dr. Bomfim conheceu o tratamento que era oferecido ás pessoas do país que ficaram com sequelas decorrentes da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, doença que na época também assolava o Brasil, foi então que ao conhecer a modernidade dos centros de reabilitação que continham diversos novos equipamentos e um protocolo de atendimento diferenciado que o Dr. Bomfim resolveu trazer para o Brasil um novo modelo de assistência em Ortopedia e Reabilitação.

        Com apoio de um grupo de pessoas que confiaram em seu sonho e estavam dispostas a ajuda-lo, foi criada em São Paulo a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, um centro de reabilitação com a mesma qualidade daqueles visitados por Dr. Bomfim no exterior, que realiza o tratamento de jovens e crianças com deficiência física, reinserindo com dignidade estas pessoas na sociedade.

        Desde então, a AACD se tornou referência em sua área de atuação, com o propósito de trabalhar e encorajar as pessoas com deficiência física para que elas possam atingir seu potencial máximo, quebrando barreiras e crescendo além de suas limitações para que a sociedade as enxergue como iguais e aceite da melhor forma a diversidade, tudo isto foi resultado da persistência e humanidade de um homem que tinha compromisso e total dedicação à causa das pessoas com deficiência. Atualmente podemos contar com 05 (cinco) excelentes unidades, distribuídas em pontos estratégicos do estado de São Paulo (Ibirapuera, São Paulo, Mogi das Cruzes, Mooca e Osasco) e outras 04 (quatro) unidades distribuídas em outros estados, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 A AACD possui valores, visão e missão muito bem definidos e que são respeitados e seguidos diariamente. Sendo estes:

 Missão: promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.

Visão: ser a opção preferencial em Reabilitação e Ortopedia para pacientes, médicos, profissionais da área, convênios e apoiadores, e ser reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade e eficácia, com transparência, responsabilidade social e sustentabilidade.

Valores: responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência.

        A associação desenvolve suas atividades respeitando a missão, a visão e os valores estabelecidos para que todas as pessoas que procurem suas unidades tenham certeza que serão respeitadas e tratadas como merecem.

        Atualmente, a instituição possui associados que compõem os conselhos e comitês e que são compostos exclusivamente por voluntários, visando assim, garantir que seu propósito seja executado seguindo o modo ético e sustentável proposto às organizações sem fins lucrativos. A AACD possui atualmente este organograma:

[pic 2]

Compondo o Conselho de Administração temos, o Sr. Presidente Carlos Eduardo Moraes Scripilliti e os vices presidentes: Flavia Regina de Souza Oliveira, Jackson Medeiros de Farias Schneider, João Carlos Costa Brega, Jorge Arnaldo Maluf Filho, Luiz Felipe Kok de Sá Moreira Filho, Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro e Regina Helena Scripilliti Velloso, lembrando que todos os membros dos Conselhos, bem como demais setores são associados e voluntários. São estes, alguns dos membros da Presidência que juntamente com os demais associados analisam, estudam e tomam decisões referentes à Instituição, sempre em Assembleia Geral de Associados, todas as decisões são tomadas em conjunto e conforme legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (85.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com