TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇOES DE VIDA

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 13

FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA:

AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇOES DE VIDA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4

2.1 A Divisão Social do Trabalho.............................................................................4

2.2 As Relações Familiares na Contemporaneidade...............................................5

2.3 Mulher, Mercado de trabalho e as Configurações Familiares do século XX......6

3 CONCLUSÃO........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Trataremos sobre as mudanças na relação família-trabalho, que em conjunto com as influências recíprocas da estruturação das atividades produtivas e da estruturação das famílias. Considerando a articulação entre produção e reprodução através da divisão sexual do trabalho, mostraremos como as oportunidades diferenciadas de emprego entre homens mulheres no mercado de trabalho, nos anos 90, se manifestam na unidade familiar. Mudanças das relações hierárquicas na família, também aconteceram. Os resultados dessa pesquisa vêm mostrar que ocorreram mudanças no padrão de incorporação pelo mercado de trabalho e aumento do desemprego, que afeta diretamente os componentes das famílias. Essas mudanças expressam-se nas alterações nos arranjos familiares de inserção no mercado de trabalho, nos diferentes momentos do ciclo de vida da família. Ocorreu nova crise econômica, resultando no crescimento do desemprego. O primeiro período em que se analisou a relação família-trabalho e sua transformação tem como marcas a crise econômica e o momento de acentuação da entrada da mulher no mercado de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

A sociedade brasileira nas últimas décadas passou por grandes mudanças de ordem social e econômica. O crescimento da economia, da urbanização e o ritmo acelerado da industrialização, marcaram o momento do crescimento econômico, consolidando sua industrialização e modernizando o aparato produtivo.

A expressão divisão social do trabalho foi usada por Karl Max (1818-1883) para designar as atividades presentes em todas as sociedades complexas, independente dos produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. A divisão social do trabalho foi iniciada através das atividades produtivas, ou mesmo, através de ramos de necessidades para a reprodução da vida.

Para Karl Max, essa divisão do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. O ser humano tem a capacidade de produzir diferentes coisas em grupo, fazendo assim, a divisão do trabalho. Essa divisão de mão de obra sempre existiu, era feita de acordo com a sexualidade, idade e vigor físico.

O Capitalismo consolidou a divisão social e técnica do trabalho, ou seja, um determinado produto para existir, passa por uma grande quantidade de operações, executadas por trabalhadores especializados cada um na sua função.

2.2 AS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com