TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

CLAÚDIA MACHADO OLIVEIRA

FAMÍLIA E USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

Salvador – BA

2016

CLAÚDIA MACHADO OLIVEIRA

FAMÍLIA E USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

[pic 1]

Salvador – BA

2016

INTRODUÇÃO

Abordar a presente temática decorre da importância de identificar quais os impactos que as famílias sofrem por ter um dependente químico no âmbito familiar, em que será necessário analisar as dificuldades enfrentadas pelas famílias e usuários de substâncias psicoativas no tocante a inclusão social, tendo como fator relevante as consequências dessa expressão da questão social, interferindo assim na subjetividade dos familiares, como também as transformações devido esse contexto familiar e social.

Nesse sentido, a pesquisa será realizada no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas CAPS AD Santo Onofre, sendo importante compreender como ficam as relações familiares após a inserção destes na instituição.

Os CAPS são modelos redirecionados de atenção em saúde mental, que buscam o tratamento dos usuários, com o objetivo de reduzir os danos psíquicos, físicos e sociais, ou seja, é um tratamento mais humanizado, com a finalidade da reabilitação e também a reinserção na sociedade. Cabe colocar que o CAPS AD também acolhe as famílias dos usuários, na perspectiva de fortalecer os vínculos familiares, pois são fragilizados devido à dependência química.

Portanto é de grande importância a realização de um estudo que retrate a convivência familiar com um dependente químico, levando em consideração as dificuldades enfrentadas no cotidiano pelos familiares dos usuários de substâncias psicoativas, como também identificar quais esses impactos sofridos pelas famílias, buscando contribuir com o CAPS AD no aprofundamento do conhecimento da realidade dessas famílias, favorecendo uma intervenção mais eficaz.

HIPÓTESE

 Pretende-se ao final da pesquisa alcançar os objetivos já mencionados anteriormente, como também contribuir com o lócus da pesquisa (O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas CAPS AD Santo Onofre), favorecendo uma intervenção mais eficaz junto as famílias que buscam na instituição o apoio e auxílio que necessitam para o enfrentamento de das dificuldades apresentadas.

OBJETIVO GERAL

  • Analisar as dificuldades enfrentadas pelas famílias e usuários de substâncias psicoativas, no tocante a Inclusão Social.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Analisar como a família lida com a questão da dependência química;
  • Verificar a aplicabilidade da política de saúde mental e as atribuições do Serviço Social no CAPS;
  • Traçar o perfil de familiares e usuários do CAPS.

JUSTIFICATIVA

O tema escolhido surgiu através do conhecimento da realidade das famílias dos usuários atendidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas CAPS AD “Santo Onofre” no município de Itabaiana, onde a partir de experiências em estágio curricular das pesquisadoras, que foi possível observar através de relatos os sofrimentos e angústias que essas famílias passam devido à convivência familiar com usuário de substâncias psicoativas, causando assim possíveis impactos.

O CAPS AD oferta serviço de atenção psicossocial a usuários com transtornos mentais severos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, o qual tem como objetivo promover o atendimento integral a usuários como forma de reduzir os danos sociais, psíquicos e físicos conseqüentes do uso de substâncias psicoativas, como também a reinserção social.

Nesse sentido, esse projeto é importante pois irá estudar essa realidade, na busca de entender quais as dificuldades que as famílias sofrem por ter um dependente de substâncias psicoativas no âmbito familiar, como também no tocante a inclusão social. Cabe destacar que a presente problemática não está isolada, no sentido de que não afeta unicamente o usuário, atinge também a maioria das famílias.

A pesquisa será desenvolvida no primeiro semestre de 2014 com famílias atendidas no ano de 2013/2014 no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas “Santo Onofre”. Tendo como contribuição social para o CAPS AD o aprofundamento do conhecimento da realidade dessas famílias, favorecendo uma intervenção mais eficaz, junto às famílias que buscam na instituição o apoio e auxílio que necessitam para o enfrentamento dessas dificuldades.

Esta pesquisa será viável devido ao fato de ter uma Assistente Social na instituição, pela inserção no local das pesquisadoras, como também a vinculação tanto com a equipe técnica como as famílias dos usuários do CAPS AD.

Vale destacar, que na referida instituição existe um projeto intitulado “Mãos em Ação”, voltado para as famílias, que tem como objetivo o resgate da auto-estima dessas famílias, como também a ofertar um momento de interação e distração entre elas. Nesse projeto são realizadas atividades de artesanatos, coordenado pela Assistente Social.

Dessa forma, o projeto possui uma relevância para o Serviço Social, pois cria meios para o profissional intervir nessa realidade através de ações e projetos que visem reduzir esses efeitos.

REVISÃO DE LITERATURA

A dependência química é um tema que vem sendo discutido na atualidade por atingir uma grande parte da população, entendida como uma doença, na qual afeta os usuários nas áreas física, psíquica e social.

A Organização Mundial de Saúde conceitua dependência química como:

estado psíquico e também geralmente físico, caracterizado por reações de comportamento e outras que sempre incluem uma compulsão pela utilização de modo contínuo ou periódico, a fim de experimentar seus efeitos psíquicos e por vezes evitar o desconforto de sua falta. (OBID, 2006, p. 103)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com