TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES CRONOLÓGICOS

Resenha: FATORES CRONOLÓGICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  Resenha  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  306 Visualizações

FATORES CRONOLÓGICOS

Dependendo do estágio de desenvolvimento embrionário no qual atua o teratógeno, as manifestações das malformações são variadas. Um exemplo seria a rubéola que, se adquirida durante a sexta semana , determina o aparecimento de alterações oculares. Por outro lado, se a infecção corre na oitava semana, há o condicionamento de surdez congênita.

FATORES CONSTITUCIONAIS

A constituição genética de uma população é um fator importante de predisposição a determinado efeito teratogênico. Assim, um agente comprovadamente teratogênico para um grupo não necessariamente o seja para indivíduos de outra espécie. A mesma afirmação é válida para populações de diferentes raças pertencentes a mesma espécie.

Diante da complexidade dos acontecimentos que envolvem os processos de desenvolvimento embrionário, fica evidente que qualquer irregularidade nos fenômenos de transformação presentes neste processo pode levar ao aparecimento de malformações. Uma ação perturbadora sobre a proliferação, a migração ou a diferenciação celular pode induzir uma cascata de efeitos que culminam nas anomalias de desenvolvimento. Daí o período de organogênese ser o mais vulnerável aos efeitos teratogênicos (agentes que comprovadamente agridem as células durante a fase embrionária), uma vez que, nesta fase, estas três atividades - proliferação, migração e diferenciação - são constantemente observadas. Os tecidos já diferenciados também podem ser afetados pelos agentes teratogênicos, apesar de o risco de malformações ser reduzido depois que a morfogênese está completa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com