TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica, base, ph e dissolução fracionada

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 4

1. REVISÃO DA LITERATURA

1.1 Separação de misturas

1.1.1 Dissolução fracionada

O método de separação de misturas dissolução fracionada é caracterizado por separar sólidos com a adição de um líquido que irá diluir um dos componentes sólidos.

Neste fragmento (GOMES, 2012) complementa a separação com a filtração e seguinte vaporização: a destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com pontos de ebulição diferentes. O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido por uma chama. Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo (geralmente). No topo da coluna de fracionamento está um termômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um béquer. No balão de vidro é colocada a mistura. Ao ser aquecido, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também. Porém, ao encostar-se às bolinhas da coluna de fracionamento, a primeira substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador. O termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do processo, o béquer conterá o líquido mais volátil, e o balão de vidro terá o líquido menos volátil. Resumidamente: dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente (MACHADO, 2014). Um exemplo comum da dissolução fracionada, que é baseada na solubilidade é separar sal de pó de giz, em que o sal é solúvel em água e o pó de giz insolúvel. Pega-se a mistura e adiciona-se água, agitar e pelo processo de filtração resultará em pó de giz e água com sal (AZIOLE, 2014). Nem todos sabem, mas na recuperação e reciclagem do plástico, um dos maiores problemas é a contaminação (por fusão) que se dá quando, no caso da borra, o plástico foi usado para limpar o canhão de uma máquina e fundiu-se com resíduos de outros plásticos. Quando isso acontece, é necessário saber com que material se contaminou, sendo sua descontaminação através de dissolução fracionada por solventes para altos pesos moleculares (SCHERER, 2011).

Para concluir dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar sistemas heterogêneos de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente (GOES, 2014). Muito utilizado quando uma substância é solúvel em certo líquido e a outra não.

1.1.2 pH

A determinação do pH é uma das mais comuns e importantes parâmetros de análise no contexto da química na determinação da maioria das espécies químicas, pH é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. É definido como o cologaritmo decimal da concentração efetiva ou atividade dos íons hidrogênio. (SILVA, 2014)

- pH = - log aH+

As definições do termo pH são representadas pelas letras “p” em minúsculo e pela letra “H”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com