TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II / PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]


DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

                      3º SEMESTRE - PÓLO DE AMERICANA - SP

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II / PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

ACADÊMICAS

BRUNA FERNANDA MONARO FRANCO DE GODOY          RA 8527976763

REGINA APARECIDA MIQUELOTTO MARIANO                    RA 8511874658

ROSALINA CARDOZO DE SOUZA                                           RA 8376842881

TUTORAS

ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMEZ

HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO

AMERICANA, 15 DE ABRIL DE 2015


Sumário

Introdução        

A Psicologia e a Ditadura no Brasil        

Desenvolvimento do Serviço Social na Ditadura        

Serviço Social e Psicologia Impactos Durante a Ditadura        

Questionamentos Entre as Duas Profissões        

Conclusão        

Referência Bibliográfica        


Introdução

Este trabalho procura enfatizar o processo de luta que o Serviço Social e a Psicologia passaram, buscando mudar suas políticas, principalmente durante os anos de 1960 e 1980. A luta de cada profissão no período da ditadura militar e todas as ações de cada uma, buscava  o reconhecimento pelos seus direitos e execução, tendo em vista os avanços e desafios da categoria profissional, respondendo as lutas por seus direitos, firmando todos os princípios éticos da profissão.

 A Psicologia e a Ditadura no Brasil

No Brasil, a psicologia foi regulamentada no ano de 1962, nesse período ela buscava contribuir principalmente com a população pobre, procurando melhorar as condições básicas de saúde da população.

A ditadura militar de 1964 trouxe com ela novas formas de padrões econômicos, trazendo uma valorização para profissões com níveis superiores e para profissionais liberais.

A psicologia durante um bom tempo seguiu a prática antiga, no período do golpe militar ela se tornou centralizada na elite. Nessa época ela buscava enfatizar que ela não era uma ameaça a sociedade.

Em 1970 uma parcela dos psicólogos exercia seus atendimentos em consultórios próprios para a elite, enquanto outros se incomodaram com tal situação que a ditadura militar trouxe ao país, lutando contra a violência, criando a necessidade de se construir uma psicologia se preocupando com os problemas sociais. Houve também um grande processo de transformações dos setores das sociedades em sua luta contra o regime militar.

Desenvolvimento do Serviço Social na Ditadura

Em um determinado momento histórico da ditadura Militar no Brasil, o espaço do profissional Assistente Social acabam por se limitarem à meros executores de políticas sociais.

No inicio do ano 1960, houve um conceito levando o serviço social questionar as políticas sociais e econômicas, com manifestações na America latina.

Esse movimento trouxe mudanças pelo capitalismo mundial, atingindo a igreja católica e universidades.

O serviço social desenvolveu uma profunda renovação voltada para o trabalho direcionado às partes da sociedade excluída.

Os principais acontecimentos que marcam esse período do serviço social, foi a contribuição para a reprodução da força do trabalho, com programas assistenciais em empresas. Havendo um grande crescimento na atuação do serviço social.

O serviço social se expande nas universidades e se torna uma profissão moderna.

Serviço Social e Psicologia, Impactos Durante a Ditadura

Em 1964 com o golpe militar, houve muitas praticas psicológicas sob ideologias, em relação a repressão política, a classe média, foi a mais atingida nesse processo, a ideologia causava um profundo conformismo na política. Na época o Serviço Social e a Psicologia foram profissões com conquistas históricas para a sociedade, caracterizavam-se por várias formas de acumular capital.

Ambos estavam lutando em relação as condições de trabalho. Com o trabalho juntos, os Assistentes Sociais e Psicólogos contribuíram criando varias ações coletivas, enfrentando situações, visando sempre firmar um conceito ético e sócio político, para uma sociedade nova, que houve uma divisão justa de toda riqueza produzida na sociedade.

As duas profissões lutaram por políticas de saúde, educação, trabalho, previdência, meio ambiente, lazer, segurança, habitação e muitos outros direitos na intenção que todos os cidadãos tivessem acesso aos direitos sociais.

Questionamentos Entre as Duas Profissões  

Interfaces entre as duas Profissões

•        Existe a possibilidade das duas profissões trabalharem juntas?

Sim, as duas profissões trabalhando juntas trará grandes benefícios para a sociedade. O Código de Ética desses profissionais estabelece direitos e deveres que não deverão ser ultrapassados, como o sigilo profissional e o caráter confidencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com