TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/4/2017  •  Resenha  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

                      FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

                                             Profª Drª Fernanda Mangini

Acadêmica: Alice dos Santos Moreira           Data: 04/04/2017

                                     DAENS – UM GRITO DE JUSTIÇA                                    

  1. Descreva o conceito sócio histórico    

    O filme DAENS se passa no final do Século XIX, em uma pequena cidade, onde se iniciam as primeiras rebeliões dos trabalhadores da Industria por melhores condições de trabalho. Nessa época ainda não haviam leis que garantissem os direitos trabalhistas e o papel da Igreja com sua doutrina social era muito importante para a sociedade.
    As pessoas falam dois idiomas: na metade norte do país, o holandês e na metade sul, o francês. A explicação está em que o país abriga duas comunidades de origens diferentes, a flamenga e a vala. Por esse motivo, os operários do filme falavam em idioma diferente ao da classe mais privilegiada (a burguesia), essa comunicação dificultava ainda mais a vida dos trabalhadores.
  C
omeça a mudar a história naquela cidade com a chegada do Padre Daens que é designado para assumir a Igreja local.
 
Completamente sensibilizado com as críticas condições de miséria da população, o seu lado revolucionário é aceso e ele tenta mudar a consciência que imperava entre os mais pobres da sociedade. Daens começou a utilizar do jornal católico para incitar o povo a lutar por seus direitos contra as injustiças que estavam sendo submetidos, mas se mantinha em uma condição delicada entre a sua fé e sua conscientização política.
     
Para defender e representar o interesse do povo, o Padre Daens se candidata a deputado pelo Partido Social Cristão e instrui a população, analfabetos em sua maioria, a usar o poder do voto que, que vem a ser o ponto alto do contexto histórico do filme no meu pensar.
   
Através do voto, o povo começou a ter condição de escolher seu(s) representante(s) para o parlamento. Nesse período, se inicia a passagem do Estado Liberal para o Estado Social garantidor dos direitos.     

[pic 1]

2-Analisar a dinâmica das classes sociais. Burguesia           Qual o papel

                                                                            Proletariado          da igreja?

O Proletariado trabalhava a troco de baixos salários os quais muitas vezes não era suficiente para matar a fome pois muitos dos operários tinham muitos filhos, filhos esses que também trabalhavam na fábrica a partir dos seus 6 anos sendo explorados, alguns acabavam morrendo, as mulheres sofriam violência sexual.                                                                  

O Burguês era o dono das industrias onde se importavam somente com os lucros, sem se importar com o trabalhador, visavam o lucro de qualquer maneira.

   A Igreja, na figura do Bispo, envolvido pelas artimanhas dos industriais, solicita o afastamento do Padre DAENS de suas funções eclesiásticas. Mais uma vez a Igreja demonstra que protege o poder em detrimento à justiça social. A Igreja por temer o desprestígio do povo e, consequentemente a entrada do Socialismo que diminuiria o seu grande poder, tendo como aliado principal os industriais e a burguesia em geral, deixava que o Padre DAENS travasse uma luta solitária sem qualquer apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com