TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Artigos Científicos: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administração de uma empresa é baseada no pré suposto de que aquele que a administra está apto à desenvolver uma série de ações que à levem a atingir um objetivo.

O objetivo primordial de uma empresa é a satisfação do cliente, razão de ser do empreendimento.

Para atingir o objetivo estabelecido para empresa devemos utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: planejar, organizar, controlar, dirigir.

VISÃO GERAL DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

• A função administrativa de planejamento.

O planejamento consiste em um processo administrativo onde se estabelecem os objetivos ou metas organizacionais e os melhores meios de como alcançá-los por meio da organização dos recursos disponíveis. É tida como a primeira função administrativa devido a sua tamanha importância de envolver a solução de problemas e a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente (CHIAVENATO, 2004). É o planejamento que norteia a organização durante todo seu ciclo operacional utilizando-se da aquisição de informações provenientes do meio que a envolve (ameaças e oportunidades de mercado, por exemplo), da análise e interpretação dessas informações, e da tomada de decisões (elaboração de planos).

O planejamento pode ser classificado em três tipos de acordo com a abrangência sobre a organização. Sendo:

Planejamento estratégico: elaborado a nível institucional envolvendo toda a organização, definindo o por quê de sua existência, o que ela faz e como faz. Para Maximiano é “a relação pretendida da organização com seu ambiente”. Essa relação pode ser melhor definida por meio de uma série de análises, não isoladas entre si, estudadas na administração por muitos autores. Entre eles destaca-se o estudo das vantagens competitivas realizada por Porter (1989) em que assinala como as organizações podem desenvolver e manter vantagens competitivas em um mercado globalizado e altamente competitivo por meio da análise do ambiente externo que a envolve, gerando um melhor desempenho e conseqüentemente um melhor posicionamento no mercado;

Planejamento tático ou funcional: traduz os planos estratégicos em ações especializadas para as unidades organizacionais (departamentos), sendo, então, elaborado a nível intermediário. Define as responsabilidades, cursos de ação e objetivos para cada unidade funcional, todos em consonância com o que foi estabelecido a nível institucional;

Planejamento operacional: coordena por meio de cronogramas, decisões, orçamentos e até mesmo outros planos (subplanos) as atividades individuais realizadas. É um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis, e na eficácia dos resultados.

O planejamento é uma dimensão de competências, técnicas, informações e decisões. Portanto, para que o planejamento obtenha êxito é necessário que seja bem definido em suas metas, objetivos, métodos e que esteja em um contínuo relacionamento com ambiente externo à organização para que se obtenha um feedback dos resultados alcançados e então se preparar para começar novamente todo o processo

• A função administrativa de controle.

Função administrativa na qual a organização avalia suas realizações contidas no planejamento com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou fracasso de suas atividades. Por esta definição, percebe-se que o planejamento e o controle estão intimamente ligados. Enquanto o primeiro estabelece o que fazer e como fazer, o segundo cria os meios pelo qual será feita a avaliação de como estão sendo feitas as atividades para a realização dos objetivos e metas organizacionais.

• A função administrativa de organizar.

A organização como função administrativa consiste em desenvolver métodos apropriados de melhor dispor recursos, não só matérias como também recursos humanos, necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Sendo assim, a função administrativa de organizar está relacionada ao ato de planejar. Nas palavras de Montana e Charnov (2000): “se não soubermos para onde estamos indo, não saberemos como nos organizar para chegar lá”.

• A função administrativa de direção.

Para que as funções administrativas de planejar, controlar e organizar se efetuem, é necessário que outrafunção lhes dê o suporte para sua realização. Assim surge o papel da direção como função que guia as atividades dos membros da organização nos rumos adequados para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais de seus membros

A atuação de empresas que se baseiam em princípios éticos e na prática da responsabilidade social é um grande diferencial competitivo, representando importante atributo positivo para a imagem pública e reputação das empresas. No ambiente empresarial onde existe uma competitividade extrema, uma cultura ética e socialmente responsável da empresa pode ser uma importante ferramenta de marketing e gestão para a disseminação da marca atraindo sinergias com a sociedade, transformando seus colaboradores em verdadeiros parceiros.

Conclusão

As organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações e entendê-las, como melhor por os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos, um deles pelo francês Henri Fayol que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização. Apesar das críticas a sua teoria, o pensamento de Fayol ainda é muito presente no ambiente das organizações contemporâneas.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MCGREGOR, Douglas. O lado humano da empresa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MONTANA, Patrick J. CHARNOV, Bruce H. Administração. São Paulo: Saraiva, 2000.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

JOÃO PAULO SILVA DE FREITAS

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

teresópolis

2011

JOÃO PAULO SILVA DE FREITAS

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina, , para as disciplinas: Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia .

Prof. Adriana Rampazo

Marcelo Silveira

Wilson Sanches

Márcia Bastos

Teresópolis

2011

Introdução

Neste trabalho será desenvolvido a relação entre as empresas e os projetos socioambientais, além de uma analise de textos referente a empresa Petrobras, onde se destaca seus interreses socioambientais e projetos, em contrapartida com um texto que se refere a uma decisão judicial tomada contra a empresa.

No trabalho também haverá um estudo sobre o petrolio, em que falará da sua origem, da crise do petrolio, a que acarretou percas para as industrias e para o desenvolvimento do país.

DESENVOLVIMENTO

Não existe uma definição única para responsabilidade social segundo Business Social Responsible Institute (BSR 2001), mas de forma ampla trata-se de decisões de negócio tomadas com base em valores éticos e de respeito com as pessoas e com o meio ambiente, segundo a BSB Institute, sustenta que o conceito de empresa socialmente responsável se aplicará aquela que atue no ambiente de negócios, de forma que atinja ou exceda as expectativas éticas, legais e comerciais do ambiente social na qual a empresa se insere.

Diante da degradação de nosso planeta temos cada vez mais desastres naturais, porém um dos maiores problemas ambientais atualmente são causados pela poluição, e os efeitos dessa poluição tem relação direta com duas dimensões: o tempo e o espaço. Assim um desastre ambiental que tenha graves conseqüências em nosso planeta hoje, podem perfeitamente ser encontrado muitos anos depois, pois o efeito desse desastre e biocumulativo (A Crise Ambiental Planetária por Nilze de Paula Figueiredo).Outros causadores desses desastres são urbanização desenfreada , o avanço da urbanização em contrapartida com o crescimento populacional e conseqüentemente com um maior consumo dos recursos naturais, geram sérios desequilíbrios para o meu ambiente, o desmatamento e a contaminação das próprias empresas que não tem consciência ambiental.

Os problemas socioambientais interferem nas organizações em diversos fatores, como desastres ambientais, as guerras e as mudanças observadas na sociedade afetam o ambiente de negócios e tornam os problemas socioambientais ainda maiores, pode acarretar falta de matéria prima, dificuldade de transporte em caso de desastre, e a empresa que não segue os patrões éticos e ambientais podem ser mal vista no mercado interferindo na sua rentabilidade.

Para se obter responsabilidade social e ambiental tem que haver ética, pois a pratica de responsabilidade social indica valores éticos e morais

A sociedade passa a usar a energia fóssil de maneira intensiva, na revolução industrial neste período foram usadas fontes de maior poder energético como petróleo.

1- Exxon móbil (EUA)

2-Shell (Holanda)

3-Petrobras (Brasil)

4-BP (Reino Unido)

5-Total (França)

6-Chevron (EUA)

7- Eni (Itália)

8- Conoco Philiphs (EUA)

9- Repsol (Espanha)

Em meados dos anos 70 com a crise do petróleo e a alta internacional dos juros desaceleraram a expansão industrial, com o financeiro externo mais caro, a economia brasileira entra em um período de dificuldades crescentes, que levam o pais na década de 80 ao descontrole na inflação. O Brasil mergulha numa longa recessão que praticamente bloqueia seu crescimento econômico. No começo dos anos 90 a produção e praticamente a mesma de dez anos atrás. Contudo o setor industrial vem encolhendo e perdendo a participação do PIB para o setor de serviços.

Mesmo com a tecnologia avançada, não investimos em fontes de energia limpa, pois o petróleo ainda gera muito lucro, já houve grande investimento para extração de petróleo, e ele mais barato.

São varias as leis ambientais algumas delas são:

Área de proteção ambiental (6.902 de 27/04/1981)

Agrotóxicos (7.802 de 11/07/1989

Exploração mineral (7.805 de 18/07/1989)

Fauna silvestre (5.197 de 03/01/1967) entre outras.

Os municípios podem criar três zonas industriais.

Os textos se mostram coerentes quando, o texto 1 fala sobre a preocupação da empresa Petrobrás em responsabilidade social e seus planos, de alem de ser uma referencia em petróleo, gás e derivados, visa ser referencia internacional em responsabilidade social. Já o texto 2 mostra a empresa colocando em pratica a sua pretensão, investindo em iniciativas de preservação ambiental. O texto 3 em contrapartida com os demais vem contradizendo toda a ideologia ambiental da Petrobras ,pois nos deparamos com um fato de desastre ecológico causado pela empresa que visa a responsabilidade social.

Os texto mostram discursos diferentes, pois os dois primeiros visão colocar a Petrobras como uma empresa de responsabilidade, já o texto 3 documenta um desastre ecológico causado pela empresa.

Pode ser provado, no fato ocorrido na Bahia em que vimos que esse “discurso” de responsabilidade social, não foi visto no episodio do desastre causado, pois alem de causar um grande dano ao meio ambiente e as pessoas que dependia da pesca para seu sustendo, retrucou para arcar com suas próprias responsabilidades.

No texto 1, foi analisado que a empresa Petrobras utilizou de uma ação Social racional com respeito a valores.

O papel dos administradores ou gestores da Petrobras e tratar esse caso, como um caso isolado, mostrando os verdadeiros objetivos da empresa junto com o meio ambiente e sociedade de forma concreta e coerente com seus valores.

Os administradores de empresas terão que tentar passar uma boa impressão para seus clientes, através de projetos sociais, em que irá fazer os clientes olharem para a empresa com mais admiração.Nos dias de hoje, com as manifestações do meio ambiente mais clientes estão buscando produtos de empresas ecologicamente corretas, e se a empresa não se enquadrar pode perde para concorrência

A teoria da administração que se enquadra nos textos 1 e 2 é a Teoria Clássica, que tem como característica a ênfase na estrutura que a organização devera possuir para ser eficiente. Parte da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas.

EMPRESA AÇÃO

Grupo Petrópolis (cervejaria Itaipava) O grupo demonstra preocupação socioambiental atuando em áreas desmatadas fazendo o reflorestamento.

Reciclagem de todos resíduos produzidos pela empresa

EMPRESA AÇÃO

Myth Reciclagem de seus resíduos

No desenvolvimento do trabalho foi concluído através de pesquisas que as empresas estão cada vez mais se integrando em movimentos socioambientais, e a importância dos administradores e gestores nesse movimento, pois eles tem o dever de visar a imagem da empresa, para competir com a concorrência.

Bibliografia

Business Social Responsible Institute(BSR 2001).

(A Crise Ambiental Planetária por Nilze de Paula Figueiredo)

Wikipédia, a enciclopédia livre

(Felipe Costa)

(Vazquez)

...

Baixar como  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »