TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta Nutrientes

Dissertações: Falta Nutrientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Doenças da pele por deficiência nutricional

Deficiência por vitamina C

Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo. Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros.

Sabe-se que a carência de vitamina C, afeta também o tecido conjuntivo, que além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da dentina, da cartilagem.A vitamina C atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino

Deficiência por Vitamina D

A pele tem importância fundamental na síntese, armazenagem e liberação desta vitamina lipossolúvel. Com a adequada exposição solar poucos minutos por dia, torna-se desnecessária a suplementação da vitamina D pela dieta, encontrada em alimentos como manteiga, ovos e fígado. Os quadros de deficiência geralmente são secundários à pouca exposição solar associada ao uso de fotoprotetores. A deficiência de vitamina D em crianças leva a tetania e raquitismo, com achados clínicos de bossa frontal, alterações da caixa torácica levando ao aspecto de “peito de pombo” e pernas arqueadas; em adultos, leva à osteomalácia.

Deficiência de Tiamina (B1)

Geralmente é secundária a uma dieta inadequada ou mais comumente relacionada ao alcoolismo crônico. A forma clássica da deficiência de B1 é conhecida como beribéri e caracteriza-se por um quadro de fraqueza, anorexia, constipação, polineuropatia simétrica progressiva, insuficiência cardíaca de alto débito com edema e perda de massa muscular.

Deficiência de Riboflavina (B2)

A deficiência torna-se aparente após meses de má nutrição ou doença crônica. Clinicamente, manifesta-se como conjuntivite com fotofobia, estomatite angular (perlèche), glossite difusa, descamação tipo dermatite seborréica nos sulcos nasogenianos e lesões genitais eritêmato-descamativas, levando a síndrome conhecida como oro-óculo-genital.

Deficiência de Niacina (B3)

Sua deficiência no organismo provoca uma doença conhecida como pelagra. Manchas na pele, Fadiga,Irritabilidade, Insônia,Depressão Nervosa,Diarréia,Dermatite, etc.

Deficiência de Piridoxina (B6)

O quadro dermatológico da deficiência de piridoxina é atribuído à alteração do metabolismo dos ácidos graxos insaturados, levando a lesões tipo dermatite seborréica na face, queilose (edema e fissura lábios) e erosões bucais. Pode ocorrer após terapia com isoniazida, hidralazina e penicilamina.

Bibliografia

www.todabiologia.com

www.medicinanet.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com