TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia e sociedade

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA   1

Ao debatermos o texto intitulado, “Novos arranjos familiares: inquietações sociológicas e dificuldades jurídicas”.

        Chegamos a seguinte conclusão que “descrever mudanças significativas a partir do século XVI, onde assiste-se um processo de nuclearização da família, acompanhando da individualização de seus membros que reivindicam uma progressiva privacidade o que alterará significativamente os espaços de morar, havendo a diluição das famílias conjugais” (PHILIPPE ARIES).

        Aries, sita que a partir da sociedade industrial, a família europeia sofreu mudanças consideráveis, marcadas, sobretudo pelas relações de trabalho e a entrada da tecnologia. Ele ressalta a educação da aprendizagem pela escola como meio de educação que mostra o novo papel desenvolvido pela criança e a família  nas sociedades industriais, para o autor, começa aqui um longo processo de inclausuramento das crianças, dos loucos, pobres e das prostitutas que se estenderia ate hoje, sobe o nome de “escolaridade” (PHILIPPE ARIES)

ETAPA   2

        

Resultado da discussão dos textos “o padrasto dos meus filhos e os filhos da minha mulher” e o texto “Novos tempos, novas famílias? Da modernidade á pós modernidade”.        

        As novas famílias nos tempos de hoje não se consiste em uma formação formal com o século passado, quando se integrava a família pai, mãe e filhos. Temos casais homossexuais que adotam crianças e com elas constituem uma família.

        Tem caso em que se o casal tem filhos e depois se divorciam, casando-se outra vez e com outra pessoa que também tem filho, e desta nova união se tem novos filhos, gerando mais modelos de família, com isso as mulheres passaram a ter um papel importante nessa nova formação de família que vem juntamente com a chegada da tecnologia na vida das pessoas.

        

ETAPA  3

        Resultado da discussão do texto intitulado “ famílias: demandas para o serviço social”

        Quando se ouve falar em  família, imaginamos a família composta  por um homem, uma mulher e filhos e podemos ver que no decorrer dos anos a família vem passando por grandes transformações.

        A família foi criada num conceito onde se tem o papel de dar proteção a todos os membros a ela pertencentes, só que na realidade não é bem assim que acontece, a mídia mostra todos os dias situações de vulnerabilidades e risco social, violência com crianças,  adolescentes, portadores de deficiências. Os assistentes sociais precisam estar preparados para intervir nestes casos, providenciando respostas  objetivas e imediatas para  alcançar os objetivos.

         O assistente social, pode contribuir para politicas sociais em seus programas, fazendo reuniões com os membros da família, as crianças, o adolescente, os pais, os idosos, enfim pode-se trabalhar as questões de gênero, questões geracionais, criando meios para que eles criem seu próprio valor.        

ETAPA 4

        Resultado da discussão do texto: trabalho com famílias: um desafio para os assistentes sociais.

        A intervenção dos assistentes sociais junto com as famílias apresenta observações sobre a prática profissional dos assistentes sociais. Algumas questões como o problema da falta de preocupação das ações profissionais, com a construção de uma nova atuação profissional com as famílias, na análise efetuada propõe-se ainda que no começo de uma discussão das possibilidades da construção de outros mapas que possa vir a ser instrumento para a discussão do trabalho com famílias no conteúdo do  serviço social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com