TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família e Sociedade e Serviço Social Contemporâneo

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA

Título da Atividade: Desafio Profissional[pic 1]

Curso: Serviço Social

Disciplinas: Família e Sociedade e Serviço Social Contemporâneo

SUMÁRIO

Introdução

1. Famílias: Configurações e Realidade Social

1.1 Conceitos de Família

2. Política Nacional de Assistência Social

2.1 A Importância da Família para a PNAS

3. Ações do Assistente Social no Atendimento ás Demandas da Família na Sociedade Contemporânea

Conclusão

Referências

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por finalidade ressaltar a importância da família para a sociedade, pois vivemos em uma sociedade que cada vez mais nos dá sinais de crises de valores, e de falta de identidade social, pois família é a base da sociedade e tem a proteção especial do Estado.

A partir da Constituição de 1988, o atendimento a família passa a ter a centralidade na Política Nacional de Assistência Social, através do princípio de socialização da matricialidade sociofamiliar garantindo sua sobrevivência e o acolhimento de suas necessidades e interesses no convívio familiar e comunitário.

1. Famílias Configurações e Realidade Social.

1.1. Conceito de Família.

A família é a base da sociedade, porém com o aumento da expectativa de vida há um maior convívio entre as gerações o que acarreta conflitos e tensões, na atualidade em que vivemos, pois passou por diversas modificações nas últimas décadas houve um aumento na expectativa de vida, o avanço na medicina e a qualidade de vida nesse contexto é inevitável o conflito que é um problema e um desafio para a sociedade, a comunicação, a transmissão de valores, e saberes a troca de conhecimento possibilita vivenciar vários modos de pensar, agir e de sentir e podem renovar transformando as opiniões e a visão do mundo de pessoas.

A alteração por quais as famílias vem passando ao longo do tempo, acabou formando famílias que são constituídas por filhos e até por casais do mesmo sexo, devido ao divórcio, viuvez, separação, e recasamentos constituindo outras famílias, isto tudo influencia no contexto e na vida familiar.

Hoje se fala muito na inspiração como classe social, os vários programas desenvolvidos pelo governo, a busca da inclusão social, a luta contra as desigualdades sociais vem contribuindo para a mudança do contexto social e as famílias pobres passam por dificuldades nos ciclos de desenvolvimento. As políticas sociais buscam solucionar os problemas enfrentados pelo núcleo familiar nos dias atuais.

Não há um modelo único de família pois existem diferentes segmentos sociais, portanto não há como se ter um único referencial para aproximar a realidade familiar, sendo que também sofre interferência da esfera pública das condições sociais.

As desigualdades sociais excluem crianças e adolescentes da convivência familiar, acarretando situações mais precárias como nas escolas, empregos, moradias provocando assim a saída dos jovens mais cedo do seio familiar, procurando por mais expectativas e oportunidades de vida.

Vimos que no cotidiano de trabalho as famílias enfrentam inúmeras dificuldades de uma forma estrutural.

As famílias não tem apoio sócio familiar para prevenir o abrigamento de crianças e adolescentes.

Diante da diversidade da realidade das famílias é necessário que participem e contribuam para pensar em políticas públicas e práticas sociais através do diálogo e escuta atenta de suas reais necessidades, capazes de ultrapassar ações socioassistenciais pontuais e fragmentadas existentes na atualidade.

As famílias revelam que a institucionalização é algo bom, onde possibilitam melhores condições de desenvolvimento para seus filhos, no ambiente familiar.

Muitas pessoas podem se espelhar diante de muitas situações e diferenças as quais levam em consideração das particularidades de sujeitos a ações que de fato tenham um compromisso a efetivação de direitos. De fato, diante da riqueza e exemplaridade possibilita captar aspectos parciais de familiares e do mundo vivido por famílias que tem como trajetória de vida, o distanciamento de suas crianças, adolescentes de sobrevivência de uma realidade social desigual que por muitas vezes acontecem por imposição judicial, em razão de denúncias.

O motivo de abrigamento é a falta de acesso das famílias aos direitos sociais, o descumprimento de disposições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) onde falta condições materiais para que crianças e adolescentes sejam privadas da convivência familiar. A família passou a ser considerada como um foco de atenção fundamental para a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) como principal referência para a implementação das ações na política.

Mudanças que a Contemporaneidade tem trazido sobre as relações familiares?

Os meios de comunicação de uma certa forma facilitou o contato entre comunicar rápido e de maneira mais fácil através de recursos de redes sociais, telefones celulares algo que não tinha no passado. Portanto a tecnologia avançada vem facilitando muito a vida das pessoas, mas por outro lado, temos  também os programas que não transmitem cultura, onde contribuem para sérios problemas na sociedade. Hoje podemos observar nas famílias a falta de diálogo, onde o foco está em programas que não acrescentam valores familiares, pelo contrário contribuem para a separação. Vivemos em uma sociedade marcada pela tecnologia avançada.

Como vimos hoje, houve mudanças no conceito das famílias desde a Antiguidade até o momento atual. Portanto cabe a nós profissionais do Serviço Social, nos adaptarmos a estas mudanças em todos os seus aspectos (sociais, culturais, jurídicos) buscando métodos qualificadores que atendam essas demandas.

2. Política Nacional de Assistência Social.

2.1 A Importância da Família para a PNAS.

Com os novos direitos sociais e dos constrangimentos que teve origem a crise econômica e do mundo do trabalho, deram novos significados as formas de composição e ao papel das famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com