TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Humanos

Monografias: Fatores Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

1) Leia o item 2.3 do texto disponível em <http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/61/90>. Após a leitura responda qual é a sua percepção do problema em relação à segurança de voo e a saúde do profissional. (3,0 pontos)

A saúde dos tripulantes técnicos possui um papel fundamental à segurança do voo. Problemas de saúde podem causar mal estar ao tripulante dificultando a tomada de decisões, comprometendo a memória e impactando no nível de concentração. Por tanto, é essencial que o tripulante mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas constantemente para que seu organismo se adapte e se recupere mais rapidamente às constantes variações no ambiente de voo.

Como cada tripulante possui papel fundamental, principalmente na aviação comercial, este deverá, como parte da rotina de voo, verificar se apresenta sinais de fadiga ou problemas de saúde que possam afetar negativamente o seu desempenho em atividades à bordo de aeronaves, uma vez que a fadiga está entre os principais fatores contribuintes para acidentes aeronáuticos.

2) Imagine a seguinte situação: um pouco antes de decolar, você é um instrutor de voo e percebe que seu aluno está com sinais de um resfriado (tosse seca, coriza). Ao comentar a situação com ele, o mesmo diz que não há problemas porque no caminho passou na farmácia, comprou e tomou um analgésico associado a um descongestionante.

Qual o problema dessa situação? (2,0 pontos)

Antes de analisar o problema da situação acima é necessário frisar que a natureza do voo que será realizado terá papel importante na tomada de decisão do instrutor. Sendo um voo local, a baixa altura e sem manobras estressantes e, considerando que o aluno se sinta à vontade para o voo, o instrutor poderá proceder com o voo, no entanto, tratando de um voo de navegação a uma altura considerável, onde a proficiência e a consciência situacional do piloto sejam fatores fundamentais, seria prudente cancelar o voo. Ainda assim, cada situação enseja uma postura diferente.

Aparentemente o aluno esta em estado de saúde não aconselhável ao voo, o que impactará negativamente no seu desempenho e aprendizado, sendo grande a probabilidade deste voo ter que ser repetido, seria conveniente que o voo fosse cancelado. Além disso, o aluno deveria reconhecer que não esta apito ao voo. Por fim, ele se auto-medicou, o que de forma alguma é recomendável. Além disso, a altitude servirá de catalisador para os efeitos do resfriado no piloto.

Assim como o piloto precisa reconhecer quando a meteorologia não é favorável ao voo, ou seja, este deverá ficar no chão, faz-se necessário que este avalie o seu estado de saúde como um todo, verificando se o voo poderá ser realizado com a segurança necessária à atividade aérea.

3) Discuta sobre a necessidade da existência de programa de conservação da audição na área aeronáutica. Em seguida escreva um texto de, no máximo, 15 linhas sobre a necessidade do uso de EPI e da escolha do mesmo. (5,0 pontos)

Conservação da Audição

Conforme dita o Certificado Médico Aeronáutico, o aeronavegante não deverá ter sensível perda auditiva, devendo este atender a uma séria de critérios para estar apto ao desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com