TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramenta A3

Trabalho Escolar: Ferramenta A3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

A indústria brasileira precisou reagir a um novo contexto de transformações econômicas que vêm acontecendo no mundo Pós-Guerra Fria, Globalização e reformas Neoliberais. Nestas transformações estão inseridos aspectos produtivos: houve a privatização em larga escala de empresas estatais, abertura do mercado nacional, concessão de serviços públicos, lei de licitações e redução de preços estabelecidos no mercado. Neste novo cenário, um cenário mais agressivo e competitivo, foi exigido das organizações um foco maior na produção e melhoria dos processos por questões de sobrevivência.

Muitas perdas oriundas do processo produtivo têm impactos negativos e devem ser constantemente trabalhadas, tais como desperdício de matéria prima, produção em excesso, retrabalho, tempo de máquina e funcionários parados. Por isto, se justifica a aplicação do conhecimento Lean em uma grande indústria tanto pelo investigador como pela própria empresa. Tal experimentação foi positiva no aprendizado para enfrentar os novos desafios e proporcionar uma maior competitividade no mercado.

Foram os bons resultados na indústria automobilística que instigaram autores à investigação e adaptação a outros processos, por mais diversos, da filosofia Lean.

A visão de mercado da Holcim permitiu ser a pioneira na indústria de cimento, e por isso vem implementando os conceitos Lean desde 2008. Inicialmente optou-se pela prática de mapeamento de fluxo de valor, uma ferramenta que vai além da melhoria dos processos individuais, não focando apenas neles, mas no conjunto como um todo. Permitindo apontar os desperdícios ao longo da produção, através de fluxos de matérias e informação.

Ao longo do tempo foram ministrados treinamentos por uma consultoria contratada, a Lean Institute Brasil, desenvolvendo ferramentas como Kaizen, sistema puxado, gestão a vista, Hoshin Kanri e os relatórios A3.

Este trabalho mostra como a Holcim utilizou os relatórios A3 como método de planejamento e solução de problemas.

A Holcim é uma empresa global e tem como os principais negócios a fabricação e distribuição de cimento, bem como a produção, processamento e distribuição de agregados (brita, cascalho e areia), concreto de mistura pronta e asfalto. Quando falamos em Holcim, não podemos deixar de falar em produção de cimento e seu processo de produção.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1. A Empresa

A Holcim é uma empresa global e tem como os principais negócios a fabricação e distribuição de cimento, bem como a produção, processamento e distribuição de agregados (brita, cascalho e areia), concreto de mistura pronta e asfalto. Quando falamos em Holcim, não podemos deixar de falar em produção de cimento e seu processo de produção.

A empresa possui cerca de 80 mil pessoas, com unidades de produção em mais de 70 países. Presente nos mercados de todos os continentes, a Holcim está mais distribuída em termos globais do que qualquer outro grupo de materiais de construção. A estratégia comercial da Holcim está baseada no crescimento contínuo, tanto em mercados de economias desenvolvidas quanto em mercados emergentes de alto crescimento, em que se baseiam cerca de três quartos de nossa capacidade operacional, respondendo por quase metade das vendas líquidas do Grupo.

A Holcim Brasil é dividida em sua diretoria pelos segmentos do industrial, comercial e logística. O segmento industrial é responsável pela capacidade produtiva que é de 5,2 milhões de toneladas de cimento por ano. São cinco unidades produtoras de cimento localizadas na Região Sudeste.

A empresa dispõe de um dos maiores catálogos de cimentos do mercado brasileiro, atendendo aos mais diversos tipos de aplicação, seu mix de produtos é composto por 10 tipos de cimentos mais os cimentos especiais.

Figura 1. Linha de Produtos Holcim

A distribuição destes cimentos é feita através dos transportes rodoviários e ferroviários.

A Holcim possui missão, visão e valores que orientam a empresa para atingir resultados, sendo que sua missão é ser a empresa mais respeitada e bem sucedida em nosso setor, gerando valor para todos os nossos parceiros de negócios e sua visão é prover os fundamentos para o futuro da sociedade.

Seus valores são baseados na força, desempenho e paixão. Conforme quadro abaixo:

Figura 2. Valores da empresa

Em 2010, a Holcim Brasil teve como principais indicadores:

Figura 3. Principais indicadores Holcim 2010

A matriz do grupo é situada em São Paulo. Sendo que o escritório central de cada segmento funciona em um local diferente. Atualmente, a Holcim Brasil trabalha em 5 (cinco) segmentos, Cimento, Concreto, Agregados (brita, cascalho e areia), Resotec (co-processamento de resíduos em forno) e Transportes.

A companhia possui 3 fábricas completas (localizadas em Barroso, Cantagalo e Pedro Leopoldo), duas fábricas sem forno, localizadas nas cidades de Vitória e Sorocaba. Dentre as demais, 50 são centrais de Concreto e o restante se divide entre filiais de Transporte, Agregados, Resotec, Terminais e Depósitos de Cimento. Além disso, há o grupo Holcim Empreendimentos, que faz investimentos em outros negócios e empresas, e o Instituto Holcim, que tem como objetivo coordenar os investimentos sociais da Holcim Brasil e fortalecer o relacionamento da empresa com a população do entorno das unidades.

2.2 A Filosofia Lean

A origem da manufatura enxuta, segundo Liker (2005): “Teve início na fabrica da Toyota com uma jornada de Taichi Ohno para enfrentar os problemas macroeconômicos no Japão e a enorme quantidade de desperdícios identificados no sistema de produção em massa”.

Segundo Womack (2004): “Lean Thinking é uma filosofia de produção baseada nos métodos produtivos japoneses, que visa identificar e eliminar desperdícios”.

O Lean Thinking surgiu através do sistema de produção da Toyota que tem sua origem a mais de 40 anos, que desenvolveu um novo e superior paradigma de gestão visando uma produção mais simples, sem desperdícios e estável.

O termo “lean” foi criado na década de 80, através da pesquisa da Universidade de MIT (Massachusetts Institute

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com