TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre o menina LOAS

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS E APLICADOS – CESA

SARAH MARIA DOS SANTOS CAVALCANTE

FICHAMENTO DO TEXTO MENINA LOAS

FORTALEZA – CE

2016

SARAH MARIA DOS SANTOS CAVALCANTE

FICHAMENTO DO TEXTO MENINA LOAS

Fichamento crítico sobre A Lei orgânica da Assistência Social, solicitada pela professora Daniela Rocha que ministra a disciplina de Oficina 4.

FORTALEZA – CE

2016

O livro Menina LOAS é uma obra importante para a formação profissional e acadêmica de um (a) assistente social. No qual a autora expõe de forma simples, autentica e divertida a história do processo de construção da Assistência Social no Brasil. A menina LOAS que conta o processo e consolidação da assistência social através do LOAS, que segundo a autora é a Lei Orgânica de Assistência Social personificada como uma menina que nasceu no Brasil e está em fase de crescimento, além de todo seu desenvolvimento histórico dificultoso, a Menina LOAS precisa maturar e conquistar seu devido lugar nas politicas públicas.

A autora expõe no livro que a Menina Loas vivia em uma periferia com dois irmãos: a saúde e a previdência e com vínculos próximos pelo pai: a seguridade social. Seu pai é o Estado brasileiro. A conquista de direitos humanos presume uma revolução ocasionando mudanças no modo de pensar o conservadorismo não liberal presente na sociedade brasileira.

Para apreciar a Política de Assistência Social é fundamental escavar a sua trajetória. No período da ditadura tínhamos um povo que não opinava, com o passar do tempo essa realidade foi se transmutando e temos um dos primeiros exemplos a LBA (Legião Brasileira de Assistência) que ao longo de alguns anos procurava atingir uma proposta mais perto do serviço social. A Constituição Federal de 1988 é um marco crucial desse processo porque legitima a assistência social como política social que, agregado lentamente com as políticas de saúde e de previdência social, integram o sistema de seguridade social brasileiro.

Porém, apesar dos avanços, a LBA é Deflagrado pelo atual presidente Collor e a menina LOAS é retida de nascer. No Brasil, a assistência social por bastante tempo esteve sem norteamento, não existia uma regulamentação que coordenasse e instrumentalizasse a assistência social, no qual muitas vezes nem se quer era notada uma política pública estando conectada a filantropia e a caridade, deste modo o Brasil um pais especialmente desigual não oferecia suporte nem mesmo assistência à população desprotegida do país, em que por muitos anos foi sugerido e discutido a introdução de uma regulamentação mais eficaz que oferecesse condições para a preservação da dignidade e da cidadania dos brasileiros.

Desse modo com as lutas sociais entre democracia  e direitos que se agrupam, sendo forçado pelo Conselho Nacional de Seguridade Social e forças foram organizadas, montando uma comissão interlocutora, incorporando representantes de vários estados no qual finalmente em 07 de dezembro de 1993 mediante a lei n°8742 nasce “a menina LOAS”.

As temáticas fundantes do LOAS eram discutido, a declaração de um sistema descentralizado e participativo, o domínio social a renda mínima, o elo público privado, tudo isso eram exposto nas conferências, contudo no transcorrer de sua infância “a menina LOAS” em quase nada foi afervorada e capacitada a possuir vida pública e política sob direitos sociais. Apenas em 2003 no governo Lula é que a LOAS recebe casa própria “o Ministério da Assistência Social”. Essa casa precisa de um novo alicerce democrático para assegurar direitos, inclusão e dar caráter substantivo a assistência social por meio do fortalecimento do sistema de direitos pela assistência social, quebrar o vínculo entre a assistência social e a noção de pobreza que não atinge a cidadania seguindo por base as noções de necessidades, de risco, vulnerabilidade social, procurando diminuir estes problemas por meio de garantias segura de proteção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com