TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A menina do vale fichamento

Por:   •  22/3/2017  •  Resenha  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  1.464 Visualizações

Página 1 de 9

COLEGIADO DE PSICOLOGIA

“EMPREENDENDORISMO”

ALUNO

MARKIVAN DE SANTANA DIAS

TURMA

9º PERÍODO

FICHAMENTO

“A MENINA DO VALE

Critérios de Avaliação

Estrutura, formatação

0,5

Credenciais e referência da obra

0,5

Citações por capítulo ou parte

1,5

Resumo por capítulo

2,5

Parecer crítico

5,0

 Resultado Final

10,0

PARIPIRANGA/2016-1


        PESCE, B. A menina do vale: como o empreendedorismo pode mudar a sua vida. 1. ed. 2012.

  1. CREDENCIAIS DO AUTOR E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA FICHADA

Bel Pesce, nascida e criada em uma família simples de São Paulo, estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) e que durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação. Trás nesse livro uma reflexão de como se tornar um profissional de sucesso no mundo dos negócios inspirada em sua experiência no trabalho do exterior.

  1. CITAÇÕES POR CAPÍTULO

Não se preocupe com a sua idade

Se você realmente sonha em empreender, a sua idade não importa. O que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar as vidas das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem. (p. 14).

Descubra quem te inspira e por quê

Ao longo da sua vida, ter a quem admirar ajuda a se manter focado nas conquistas que realmente importam. Além disso, pessoas admiráveis em geral mostram horizontes muito amplos e fazem com que você não limite as suas ambições. (p. 20).

Leituras que valem a pena

Construir uma empresa é como andar em uma montanha-russa: há muitos altos e baixos. Ter uma estrutura que o oriente e chame a atenção para as coisas certas pode ser extremamente valioso. (p. 24).

Compartilhe a sua dificuldade

Começar uma empresa é uma experiência emocionante, mas não é fácil. Constantemente, você estará dormindo pouquíssimas horas, trabalhando intensamente e, ainda assim, as coisas muitas vezes não sairão conforme o planejado. Para tornar a sua vida mais difícil, você será frequentemente confrontado com perguntas para as quais não tem respostas e terá que confiar na sua intuição para tomar algumas decisões. (p. 33).

Seja sempre humilde

Ser humilde significa ser honesto consigo mesmo. É ser consciente de que você sempre pode melhorar e tirar o máximo proveito de cada uma de suas experiências. (p. 37).

Equipe, Equipe, Equipe

A importância de ter uma boa equipe é inestimável. As ideias vêm e vão. Você pode encontrar dezenas e dezenas de novas ideias em questão de horas. Contanto que a sua ideia esteja associada com um mercado de bom tamanho, o que faz toda a diferença é ter uma equipe capaz de executar essas ideias. (p. 39).

O verdadeiro valor de um plano de negócios

O verdadeiro valor do plano de negócios está no tempo que você gasta pensando sobre a sua ideia. Para escrever as seções do seu plano de negócios, você precisa pesquisar o mercado, entender os concorrentes, testar algumas das suas hipóteses e avaliar diferentes estratégias para seu negócio. Depois disso, você precisa analisar os seus planos através de um ponto de vista financeiro. Tudo isso o ajuda a compreender melhor o seu negócio. (p. 43).

Ache pessoas que estavam na sua posição a alguns anos atrás

Esta lição mudou minha vida para sempre. Eu sempre acreditei que trabalho árduo e paixão são extremamente importantes para ter sucesso. Se você colocar a sua mente e coração nas coisas que quer conquistar, obterá o que deseja. (p.46)

Seja acelerado, mas tenha paciência

O Vale do Silício está cheio de startups de tecnologia, muitas delas em mercados de alto potencial. Algumas empresas podem ter certas vantagens, tais como patentes ou uma grande base de usuários, mas a concorrência está em todo lugar. Várias companhias lançam seus produtos e rapidamente descobrem que outras startups estão tentando resolver exatamente o mesmo problema. (p. 50).

Acostume-se a aprender com seus erros

Administrar uma startup é difícil. Há uma lista interminável de coisas que podem dar errado: sua marca pode não alavancar, você pode não prestar atenção em alguns requisitos legais, pode contratar as pessoas erradas, pode gastar muito em marketing, pode cobrar muito pouco, pode lançar seu produto muito cedo...(p. 53).

Encontre as suas paixões

Se você não sabe quais são as suas paixões, passe um tempo tentando encontrá-las. Pode demorar um pouco, mas o processo de descoberta vale totalmente a pena. É uma ótima maneira de aprender mais sobre si mesmo. (p. 57).

O poder do networking

O networking está no coração do Vale do Silício e é responsável por grande parte do que a região é hoje. Ser bom em conectar pessoas pode ajudá-lo a encontrar um parceiro de negócios, um mentor e um advogado. Pode ajudá-lo a levantar capital, divulgar a sua empresa e muito mais. (p. 60).

Esqueça o glamour

É interessante pensar como a Microsoft, Facebook, Google, Apple e muitas outras empresas, que hoje são altamente influentes, começaram. Na maioria das vezes, tudo começou com uma equipe e uma visão. É fascinante como um grupo de pessoas apaixonadas pelo que faz pode transformar ideias em produtos que acabam por mudar o mundo para sempre. (p. 64).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (362.5 Kb)   docx (843.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com