TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financas Empresariais

Trabalho Escolar: Financas Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A Estatística nada mais é que um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizada, a coleta dos dados, a inferência, o processo, analise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e analise de informações permite o estudo e o controle adequado dos fenômenos, fatos, eventos e ocorrências o que é de fundamental importância na vida do administrador, uma vês que, no mundo contemporâneo exige-se do gestor como também de toda a organização que se estejam capacitados a estudar, analisar os dados e entender os fenômenos presentes em seu cotidiano para que se torne este fato auxiliador nas tomadas de decisões.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem ser utilizados para o desenvolvimento de suas atividades corriqueiras, ou seja, os dados são utilizados por todos que atuam no meio corporativo. Diante dessa realidade, cabe aos estudantes que pretendem atuar no meio empresarial, ou aqueles que de qualquer outra forma tem a necessidade de analise de dados estáticos, busquem conhecer e preparar-se para tal situação, e que compreendam não apenas a importância da estatística, como também dominar suas principais técnicas e aplicações.

Para que possamos melhor entender as técnicas aplicadas na estatística analisaremos em seguida, utilizando um exemplo prático, como são empregados os principais conceitos dessa ferramenta e o quão importante é o uso da mesma na tomada de decisões e analise de dados em uma organização onde as decisões a cada dia devem ser tomadas com muito mais velocidade e precisão.

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERISTICAS E FUNDAMENTOS.

O Planejamento Financeiro é um aspecto importante das atividades da empresa, por que oferece orientação para a direção, dois elementos essenciais do processo de Planejamento Financeiro são o planejamento de Caixa e Planejamento de resultado.

O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente do ramo de atividade, se é indústria ou comercio, ou ate mesmo, prestadora de serviços, e em geral, as micro e pequenas empresas, apresentam um quadro critico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, e seus proprietários, não estarem muito interessados em fazer grandes investimentos no capital intelectual de seus funcionários, ou fazer contratações de profissionais da área administrativa, para que assim, a empresa possa evoluir, crescer e não ficar pelo caminho, entrando para as estatísticas de empresas que abrem e declaram falência antes do 2° ano.O planejamento financeiro define o modo pelo qual os objetivos podem ser alcançados, manter um controle das finanças da empresa, é de suma importância.

O Planejamento financeiro deve ser seguido, de acordo com cronograma, mas, o mesmo também pode ser alterado, de acordo com as variações mercadológicas, ou imprevistas, que venham a ocorrer dentro da própria organização. A principal meta do planejamento deve ser o crescimento da empresa, já que com o crescimento, aumenta as vendas, e conseqüentemente, as margens de lucro, isso se o planejamento for feito de forma correta.

O Planejamento financeiro pode ser divido em duas partes, o planejamento de Longo Prazo, e o Planejamento de Curto prazo. Com período estipulado entre 2 e 10 anos, o Planejamento de Longo Prazo, auxilia na tomada de decisões da entidade, priorizando os objetivos e alinhando as alternativas com o intuito de dar uma direção a organização. Planejamento financeiro de longo prazo caminha dentro da empresa, paralelo ao planejamento estratégico, que é muito utilizado por produção, marketing, que utilizam uma serie de ferramentas de gestão administrativa para orientar a empresa no alcance de seus objetivos. O lucro é o objetivo principal de qualquer organização, e quando se toma qualquer decisão administrativa, de mudança de planejamento, ou algo parecido, a empresa esta sempre almejando aumentar o seu lucro, também representa um componente essencial de uma estratégia integrada e, juntamente com os planos de produção e marketing, orientam a empresa na direção de suas metas estratégicas. O Planejamento de Curto Prazo, também visa o lucro, como principal objetivo, só que esse, vem em um tempo menor. Planejamento Financeiro de Curto prazo, pode ser facilmente resumido como as decisões que a empresa toma, com relação a seus ativos e passivos circulantes com vários efeitos sobre a organização, tudo isso, num período Maximo de 2 anos.

Demonstrativos Orçamentários

Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado – DRE

DRE - Demonstração do Resultado Exercício é a demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar a situação econômica da entidade, isto é, apuração do lucro ou prejuízo.

Esses demonstrativos são preparados levando em conta vários pontos, os dados decorrentes desse demonstrativo projetado servem como avaliação de valor para financiamento do nível das vendas e também conseguem verificar com antecedência o grau de lucratividade e o desempenho financeiro da organização para o período seguinte. Com essas demonstrações projetadas, credores e administradores financeiros terão informações para verificar e analisar as origens de recursos da empresa, podendo assim, criar planos de ação, para atingir as metas traçadas no planejamento financeiro, alguns pontos, são de suma importância, como por exemplo: Planejamento de Lucro, Planejamento de Caixa e Previsão das Vendas. Planejamento de Caixa consiste em realizar alguns pontos importantes, como o recebimento, que são todas as entradas de caixa durante o período. Planejamento de Caixa da empresa permite que sejam previstas as necessidades de caixa de curto prazo, geralmente de um ano, podendo ser subdividido em outros intervalos, como o responsável preferir. Previsão de Vendas, como o próprio nome já diz, consiste em uma projeção, que poderá não acontecer, da forma que o administrador prevê, por isso, devera ser levado em consideração, os números exatos de vendas, de um período, escolhido pelo administrador, que ultimamente, devido às crises financeiras que tem desestabiliza o mercado, tem sido o resultado das vendas dos dois anos anteriores. Planejamento de Lucro para ser elaborado é preciso um apanhado cuidadoso de inúmeros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com