TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Pesquisas Acadêmicas: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por objetivo dar a entender como funciona o Planejamento Estratégico de uma empresa fabricante de móveis, que pretende lançar-se no segmento de vendas de seus produtos fabricados.

Serão abordados demonstrativos de caixa (DRE), simulações de empréstimo Leasing, pesquisar e tendências mercadológicas, novas estratégias em casos de crises, entre outras.

2 DESENVOLVIMENTO

As vendas de móveis cresceram 10% no Brasil, desde 2008, em termos de valor. O bom desempenho da construção civil combinado com o aumento de créditos facilitados no mercado tem impacto positivo nas vendas de móveis. Consumidores mudando para novas residências ou trocando de mobiliário, isso estimula as vendas e aumenta o número de lojas no país.

A empresa XPZ, fabricante de móveis planeja entrar para este segmento de vendas de móveis. A ideia surgiu após vários estudos mercadológicos que apontaram o grande crescimento no ramo. Questões tributárias, e financeiras favorecem o projeto da empresa em criar esse novo segmento de vendas. Um dos pontos positivos a respeito é da nova alíquota de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre móveis, painéis de madeira, aglomerados de madeira e placas laminadas que era de 10%, agora é de 5%, sendo um estímulo aos lucros sobre vendas.

Para o projeto dar início, um planejamento financeiro foi elaborado. Pois segundo Ross (1998, p.82) “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro”. O planejamento dá a empresa subsídios, para que não seja surpreendida e possa ter alternativa já prevista, caso tenha que tomar uma decisão.

Gitman (1977, p.588) menciona, “O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para o funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos”.

Tendo em vista o conceito do Planejamento Financeiro, levantamentos de fluxo de caixa da empresa e na possibilidade de um empréstimo financeiro para o investimento do projeto, levantamentos foram feitos para que se possa ter uma pré-organização do novo segmento.

Consultando a área contábil da empresa, a mesma demonstrou o DRE dos últimos doze meses, e constatou-se que a empresa possui em caixa os valores que segue na tabela abaixo:

VENDAS 643.676,00

ICMS (29.747,00)

DEVOLUÇÕES E ABATIMENTOS 0,00

SIMPLES 11.175,30

RESULTADO OPERACIONAL LÍQUIDO 602.753,70

CMV (152.676,30)

LUCRO OPERACIONAL BRUTO 450.077,40

DESPESAS OPERACIONAIS 224.672,30

DESPESAS FINANCEIRAS 0,00

LUCRO LÍQUIDO OPERACIONAL 225.405,10

RESULTADO NÃO OPERACIONAL 0,00

LUCRO LÍQUIDO 225.405,10

A empresa possui em caixa para dar inicio as atividades de vendas de móveis, o valor de R$225.405,10. Considera-se um valor de capital de giro muito bom para se adquirir espaço físico, compra de materiais administrativos, contratações, propaganda e publicidade, entre outras aquisições necessárias para a loja.

No sistema Leasing, ou arrendamento mercantil, que é uma operação em que a empresa de arrendamento adquire e disponibiliza o uso de um bem de escolha do cliente (arrendatário). É uma alternativa de operação para a empresa adquirir máquinas, equipamentos de informática, imóveis, veículos leves e pesados, entre outros. Se eventualmente o valor líquido em caixa não seja suficiente para eventuais emergências ou investimentos, e que seja necessário se fazer um empréstimo, foi tomado duas possibilidades de empréstimos junto a dois bancos.

*Banco BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social) empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia. Foi encontrado a menor taxa de juros para o empréstimo eventual de R$100.000,00, com taxa de 3,70%a.a, em 60 parcelas iguais sem entrada.

Exemplo:

Primeiro calculamos o Juro mensal:

100CHS PV

103,70 FV

60n

I= 0,06%a.m.

Após, calculamos o valor mensal de cada parcela:

100.000,00 PV

60n

I=0,06

PMT=1.695,65

*Banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com