TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação política

Por:   •  18/5/2015  •  Ensaio  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

1-A dissolução da Assembleia em 1824 resultou em 2 divisões políticas:

*Liberais: Queriam limitar o poder do imperador

*Conservadores: defendiam a centralização da política sob o poder do império

2- Poder legislativo: Deputados e senadores q tinham cargo vitalício elaboravam as leis.

    Poder Executivo: Chefiado pelo Imperador e ministros nomeados por ele.

    Poder Judiciário: Formado por juízes e tribunais composto por magistrados indicados pessoalmente pelo imperador.

    Poder Moderador: exercido exclusivamente por D. Pedro I tinha poder para anular as decisões dos outros 3 poderes.

3-Voto Censitário: Apenas a minoria podia votar, o voto estava destinado a quem tinha poder, os proprietários de terras fazendeiros a elite Rural. Quem tinha baixa renda, mulheres e escravos ficavam fora da votação.

4- O que falta p/ o Brasil se tornar uma nação desenvolvida? O Brasil precisa melhora a qualidade na educação e aumentar a taxa da poupança interna para acima de 30% do PIB.

5-Mercantilismo: Conjunto de práticas econômicas praticadas na Europa na idade Média. Entre sec. XV e XVIII. Onde a economia recebeu novas características com objetivo de enriquecimento dos Estados Nacionais Modernos.

6- Bulonismo ou Metalimo (acumulação): é uma teoria econômica da idade moderna que quantifica a riqueza através da quantidade de metais preciosos possuídos. (prática usada no mercantilismo)

7-Balança Comercial: É um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre países, a balança é favorável quando se exporta mais do q se importa, do contrário dizemos q ela é negativa ou desfavorável.  A Balança favorável apresenta vantagens p/ um país, pois atrai moeda estrangeira e geração de empregos.

8-Escravismo: modo em que o produtor não é assalariado por ser escravo era tratado como coisa e não gente era comprado ou aprisionado.

9- Patrimonialismo: Os governantes consideram o estado como seu patrimônio, havendo confusão entre oq é público e privado.

10- Patriarcalismo: Supremacia do Homem, estruturação e organização da vida coletiva baseado no poder de um PAI. Prevalecem as relações masculinas sobre as femininas.

11- A sociedade e valores: A sociedade colonial brasileira era um reflexo da própria estrutura econômica, acompanhando suas tendências e mudanças. No sec. XVI era ruralizada, patriarcal, elitista, escravista e marcada pela imobilidade social.

12-O que é sociedade: é um conjunto de pessoas q compartilham propósitos, costumes, e que interagem formando uma comunidade, compartilham interesse comum sobre um determinado objetivo.

13- O que é nação: Pessoas geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmo costumes formando assim um povo que  se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

14-Estado: É um país soberano, com estrutura própria e politicamente organizada, que controlam e administram uma nação. Suas características são: Soberania, nacionalidade e finalidade.

15-O grito do Ipiranga: Representava a independência do Brasil frente ao Império português.

16- Migração: Ocorreram em função da crise europeia, vindo p/ monocultura de café. A maior corrente migratória foi de italianos e alemães p/ as regiões sul e sudeste.

17- O estado a serviço de Poucos(1831): Toda a armação política , institucional e jurídica servia para garantia das classes mais ricas. Por isso o nome de Estado a serviço de poucos.

18-A invenção do Brasil: caracteriza-se como um modelo copiado de nações europeias.

19- Consequência da Expansão:  Submissão de vários países em todos os continentes sendo uma política pensada científica de exploração de grandes plantações p/ abastecimento da metrópole e comércio.

20- O Movimento Malê: Ocorreu na cidade de salvador no ano de 1835, seus principais personagens eram negros islâmicos que exerciam atividades livres, os quais sofriam grandes discrinações por serem negros e islâmicos. Com isso tinham dificuldades de ascensão social.

21- A Sabinada: Revolta popular ocorrida entre 1837 e 1838, pretendeu uma proclamação provisória da republica baiense até a maioria de D. Pedro II. Revolta empreendida por fazendeiros  militares e integrantes de uma classe intermediaria teve como líder  o médico Francisco sabino.

22- A modernização Social: Refere-se ao processo pelo qual uma sociedade através da industrialização, urbanização  e outras mudanças torna-se moderna em aparência e comportamento transformando a vida dos indivíduos que a constituem.

23- Modernização conservadora:  è um conceito elaborado por Barrington Moore JR. Para retratar o caso de desenvolvimento capitalista na Alemanha e Japão.

24- O Parlamentarismo: è um sistema de governo onde o poder legislativo oferece apoio direto ou indireto para o poder executivo. E o poder executivo do parlamento para ser formado e também para governar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com