TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos 6

Por:   •  30/10/2016  •  Resenha  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

F U N D A M E N T O S 6

1 - Discorra sobre o surgimento das Políticas Sociais no contexto do modo de produção capitalista

Segundo Elaine Behring, o surgimento das primeiras identificações das chamadas Políticas Sociais se originaram na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a revolução industrial, das lutas de classes e do desenvolvimento da intervenção estatal, se generalizando na transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, no momento em que houve a introdução das maquinas no interior das fábricas, a classe proletária sai da condição de classe em si, e toma consciência de classe para si, ou seja, ela se reconhece como explorada. A política e marcada pela necessidade de conquista a partir da ótica de totalidade como interesses e relações de força e é na política social que surge mobilizações operárias sendo compreendida como estratégia governamental. Sendo assim, resposta de enfrentamento das expressões multifacetadas da questão social, a classe trabalhadora se torna revolucionária, seguindo as primeiras legislações e medidas de proteção social.

2 - Debata sobre a realidade das Políticas Sociais comprando o período do estado de bem estar social e o neoliberalismo

Segundo a autora, as políticas sociais dentro do estado de Bem-estar social surgiram atender às necessidades do período, estrutura esta denominada de “Estado de Bem Estar Social” que consistia numa política social, na qual o Estado era o responsável para atender as demandas da população, regulando serviços, bem como fornecendo à sociedade esses mesmos serviços, como forma de garantir melhor qualidade de vida. Numa lógica liberal, surgia também, outra teoria de organização de Estado, que se denominava de “Estado Neoliberal”, que tinha como pressuposto primordial, que o Estado não deveria fornecer as funções básicas, mas, apenas, regular estas funções, cabendo às empresas privadas a responsabilidade pela realização desses serviços essenciais, de modo a prover a sociedade, dentro da regulação estabelecida pelo Estado. Com esse objetivo, os indivíduos foram norteados pela chamada “mão invisível”, ou seja, o mercado. Os indivíduos pertenciam a uma cidadania que mantinha a satisfação da classe trabalhadora. Porém com a resposta do neoliberalismo na década de 1990 que é apresentado em forma de imposição, alterando as políticas sociais e tornando o estado mínimo para o social e máximo para o capital.

3 - Discorra sobre a política, tendo como base o conflito capital x trabalho e o papel do estado

As politicas sociais dentro da relação capital e trabalho tem a intervenção do Estado para mediar os conflitos. O que move o capital é a busca por lucros que se dá em sua extração do mais valor dos níveis de desenvolvimento e a generalização das forcas produtivas. Tendo em vista as analises das Políticas Sociais sendo cada vez mais limitada pelo Estado neoliberal, enquanto gestor, o Estado cria estratégias anti-crise para mediar conflitos, assim o seguro social vai surgir a partir das exigências dos movimentos sociais, ou seja as políticas sociais são concessões tendo em vista a uma determinada situação econômica e política dentro do interesse de classe. Neste contexto a política social ora atendendo ao capital, ora atendendo ao trabalhador.

4 - Discorra sobre a importância do Mais valor e do lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com