TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]


SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................... 4

Desenvolvimento............................................................................. 5

Conclusão ....................................................................................... 10

Referencias Bibliográfica .............................................................. 11

Introdução

Neste artigo iremos apresentar o significado de política e sua e políticas sociais e a garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

O significado de Política é muito abrangente. A palavra Política tem origem na história Grega, estavam organizados em cidade-estado chamadas "polis", (aquilo que é público) derivam dai palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que se estenderam ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida como "ciência do governo dos Estados".

Os nomes de Sócrates, Platão (A Republica) e Aristóteles com sua obra (Ética a Nicômaco), contribuíram na construção da teoria política, e Péricles e Demóstenes na oratória.

A política era vista como uma ciência, determinante de qualquer organização social com reflexos sobre a vida dos indivíduos. Para Aristóteles era a arte de governar a cidade-estado (pólis). Por não conviverem com estados-nacionais, mas sim com organizações menores, as cidades tornaram-se objeto da sua maior atenção. Os Gregos tornaram-se grandes administradores dos bens públicos.

Já Demóstenes (384-322a.C.) e Ésquines (389-314 a.C.) oradores, desenvolveram os discursos e debates políticos que afetavam a comunidade, manifestando a consciência sobre a importância e o significado da palavra (eleutéria), entendida como liberdade e independência da cidade em relação a qualquer outro poder vindo de fora.

Ao longo do tempo, o termo política deixou de ter o sentido de adjetivo (aquilo que é da cidade, sociedade) passou a ser um modo de “saber lidar” com as coisas da cidade, da sociedade. Fazer política esta associada às ações de governo e de administração do Estado, diz respeito à forma como a sociedade civil se relaciona com o próprio Estado.

Para Norberto Bobbio, falar em política enquanto prática humana conduz a se pensar no conceito de poder. O poder estaria ligado à ideia de posse dos meios para se obter vantagem (ou para fazer valer a vontade) de um homem sobre outros. Assim, o poder político diria respeito ao poder que um homem pode exercer sobre outros, a exemplo da relação entre governante e governados (povo, sociedade). Contudo, ao falar em poder político, é preciso pensar em sua legitimação. Podemos ter poderes políticos legitimados por vários motivos, como pela tradição (poder de pai, paternalista), despótico (autoritário, exercido por um rei, uma ditadura) ou aquele que é dado pelo consenso, sendo este último um modelo de governo esperado. O poder exercido pelo governante em uma democracia dá-se pelo consenso do povo, da sociedade.

Política é preciso ter em mente que estamos tratando de interesses de grupos diversos que lutam pelo poder, buscando aceso a maiores possibilidades de realização desses interesses.

Marcado por interesses, conflitos e negociações entre os que reivindicam os direitos é aqueles que os concedem.

A conceituação de Política, segundo Norberto Bobbio, envolve a ideia poder. O poder político, por sua vez, diz respeito ao poder que um homem exerce sobre outro.

O sistema Político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma nação.

A Política é muito ampla, mas o que devemos ter em mente que somos um Pais democrático, que devemos respeitar e aceitar a opinião dos outros.

No nosso dia a dia entramos constantemente em contato com a política, nosso dever como Assistentes Socais é intervir na desigualdade, e lutar pelos nossos Direitos e garantir o atendimento às necessidades básicas.

Os profissionais do serviço social tiveram que conquistar seu espaço, procurando os caminhos da institucionalização e travando um debate acirrado com os setores públicos e privado para defender sua atuação.

O Serviço Social assumiu o papel de executor das políticas sociais, em vista disso é que a pesquisadora Ednéia Maria Machado, afirma que a questão social é o objeto de estudo do serviço social.

A Política e o serviço social têm os princípios conceitos de estabelecer o bem estar comum, amenizando e controlando os problemas sociais, e intervindo nos direitos dos cidadãos que  sejam devidamente cumprido.

A política de Assistência Social tem como objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância e à velhice, o amparo às crianças e adolescentes carentes e integração ao mercado de trabalho, a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiências.

Temos vários tipos de Política: Política Social, Política Pública...

Políticas sociais representam atuações do poder político visando o bem-estar da população, reveste-se de um caráter contraditório, pois, ao mesmo tempo em que atende aos interesses do capital, atende também às necessidades da classe trabalhadora. Portanto, a sua expansão é marcada pela luta dos trabalhadores na perspectiva da conquista e da consolidação dos direitos sociais (IAMAMOTO, 2003; YAZBEK, 2000; PEREIRA, 2008).

Não é só saúde, a educação e a habitação que compõem as políticas sociais. Cada dia surge novos programas de assistência ao estudante, ao idoso ao índio, à criança, à mulher, ao deficiente, ao prisioneiro, às cidades.

Por isso, o Assistente Social precisa planejar uma solução para os possíveis problemas e elaborar algo para resolver.

As políticas públicas devem garantir o crescimento, a mudança dos padrões produtivos, a equidade social e o fortalecimento da democracia. Para garantir tais fins, propõe-se “um Estado regulador mais moderno e eficiente, e uma institucionalidade mais transparente, com procedimentos, regras e incentivos definidos”.

Por isso precisamos criar e recriar Políticas sociais capazes de assegurar melhores condições de vida à população exigindo seus direitos básicos para ter uma vida digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com