TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos

Por:   •  13/8/2015  •  Artigo  •  2.987 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTANCIA

POLO DE CRISTALINA - GO

SERVIÇO SOCIAL

ANA CLÉCIA GOMES DE SOUZA - RA: 355715

DIANE D. SANTOS FERREIRA - RA: 364973

JOYCE RIBEIRO CAMPOS - RA: 397760

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO

SERVIÇO SOCIAL III

CRISTALINA

NOVEMBRO – 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTANCIA

POLO DE CRISTALINA - GO

SERVIÇO SOCIAL

ANA CLÉCIA GOMES DE SOUZA - RA: 355715

DIANE D. SANTOS FERREIRA – RA: 364973

JOYCE RIBEIRO CAMPOS - RA: 397760

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO

SERVIÇO SOCIAL III

Atividade Prática Supervisionada – ATPS, apresentada a Universidade Anhanguera - UNIDERP, polo presencial de Cristalina-GO, para obtenção de nota parcial, da disciplina de FHTMSS III, do Curso de Serviço Social, 4º Semestre, na modalidade EAD, sob orientação da Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.

CRISTALINA

NOVEMBRO – 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. ARTIGO CIENTÍFICO 4

2.1 O Serviço Social Nos Dias de Hoje 4

2.2 Serviço Social Brasileiro e Contemporaneidade 5

2.3 A Filantropia e o Serviço Social 6

2.4 O Assistencialismo e o Serviço Social 6

2.5 Mercado de Trabalho do Assistente Social 7

2.6 Condições de Trabalho do Assistente Social 8

2.7 Os Assistentes Sociais no Brasil 8

2.8 Distribuição da Amostra por Estado 9

3. PRIMEIRO SETOR - SETOR PÚBLICO 11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO

Este presente Artigo Científico foi desenvolvido por um grupo de acadêmicos e temos por objetivo, falar sobre o Serviço Social na atualidade. As demandas da profissão para os Setores que estruturam o Estado. A Filantropia e suas relações com o Serviço Social, do Assistencialismo e a relação com a Assistência Social. Analisaremos o atual mercado de trabalho do Assistente Social, com ampla visão ao setor que mais emprega este profissional, tendo em mente o terceiro setor. Apresentaremos por meio de tabela, uma análise de quantos profissionais estão inscritos no CFESS, podendo assim, chegarmos ao número de profissionais existentes no Brasil. E também escolhemos o Primeiro Setor para falar sobre a atuação do Assistente Social, demandas, dificuldades, características e espaço de trabalho.

2. ARTIGO CIENTÍFICO

2.1 O Serviço Social Nos Dias de Hoje

Para analisarmos o atual trabalho do Assistente Social, precisamos estudar sua gênese. Uma profissão marcada pela total influência da Igreja Católica e do Conservadorismo Burguês, que ditava aos profissionais a forma como trabalhar a pobreza e como manipular a forma de vida da classe trabalhadora, pelo bem do modo de produção Capitalista. As transformações sociais, ocasionadas pelos movimentos sociais, pela a nova forma de trabalho e as altas demandas no capitalismo, fizeram com o que este profissional mudasse também sua atuação, a forma de atender a clientela, deixando a forma de trabalho “assistencialista” para uma profissão de cunho metodológico. Com esse novo olhar a profissão deu início ao processo de Reconceituação, que mudou a prática profissional dos Assistentes Sociais.

“Por parte do Estado, do bem-estar social das pessoas carentes, e enquanto os serviços e a assistência social (nos quais participa este profissional) estejam centrados nas áreas vinculadas á reprodução da força de trabalho (saúde, educação, transporte, habitação, relações de trabalho); intervindo também nos aspectos que põem a sociedade, o sistema em “xeque” (drogas, alcoolismo, delinquência, abandono).” (Carlos Montanõ, 2009. Pág.: 195)

O Serviço Social é a profissão que lutou para a efetivação dos direitos humanos, e tornou como objeto de trabalho, á atuação direta com os indivíduos em situação de vulnerabilidade, trabalhando com os problemas sociais atuais e emergentes. Tornando assim, este profissional de extrema importância para o Estado, pois são os únicos profissionais que tem como objeto de trabalho a Questão Social, e dessa forma, é uma profissão interventiva da problemática social, que busca diminuir as disparidades sociais, através de pesquisas e análises da realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos, justiça social e uma sociedade mais igualitária, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente. Assim vemos que o Estado é o maior empregador de Assistentes Sociais no Brasil, e se utiliza dessa profissão para garantir o acesso dos cidadãos aos direitos sociais.

2.2 Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com